Avaliação no ensino médio

CADERNO VI- AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
          Os problemas de avaliação não ficam restritos à cognição, mas sim a outros fatores como ausência familiar, falta de compromisso e desinteresse por parte dos educandos.
           A grande parte dos educadores busca através de modo diversificado estabelecer uma maneira de verificar se o conteúdo ministrado foi assimilado, se o aluno possui capacidade de adequar e aplicar à sua realidade.
          De acordo com o nosso PPP, a avaliação é de caráter qualitativo, possui função integradora e visa propiciar uma formação crítica, visa ainda o domínio dos conteúdos trabalhados mediante o pleno domínio da leitura, da escrita, do calculo, da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das tecnologias, das artes e valores, de modo que os estudantes sejam capazes de interferir criticamente na realidade para transforma la, expressando capacidade para resolver problemas.
           Os instrumentos e procedimentos devem ser discutidos constantemente por todos, os mesmos são diversificados, utilizando vários tipos de linguagem como: verbal, escrita, gráfica, numérica e pictórica, de forma a considerar as diferentes aptidões dos alunos, bem como, desenvolver estratégias de análise e interpretação.
          Considerar toda a promoção do aluno, está traduzido na forma de notas por bimestre, tendo a média 6,0, com o mínimo exigido de freqüência de 75% no total do ano letivo. Tudo isso acompanhados pelas instâncias colegiadas, desenvolvendo uma avaliação capaz de contribuir para a emancipação do sujeito.

1) Com relação a 2013:
Turma      T. aprovados     T. apc      T. reprovação    T. abandono
1 ano            88,33%        11,32%        3,33%                  8,33%
2 ano            81,08%         3,33%         1,35%                 17,57%
3 ano            94,74%         1,39%            0%                      5,26%
   
        Comparando as médias da taxa de reprovação e abandono no ensino médio, observamos uma redução da taxa de reprovação de 5,96% em 2012 para 1,56% em 2013, no entanto na taxa de abandono não houve avanço significativo, em 2012 a taxa era de 11,37% e em 2013 foi de 10,38%.
         Com relação aos outros indicadores de avaliação externa de nossa escola, podemos observar que no IDEB de 2005 a 2009 a escola manteve se acima do projetado, de 2011 a 2013 nossa escola não atingiu a meta projetada, ficando um pouco a baixo, apresentando uma queda,  de 4,8%  para 4,3%.
          Esses dados são apresentados em momentos na escola, como em reuniões pedagógicas. 

2)         Os resultados das avaliações institucionais são apresentados no início do ano durante a primeira reunião pedagógica, sendo analisado e discutido com o grupo os pontos positivos e negativos.
          Em relação as atividades voltadas para a melhoria desse dados, estão sendo realizados simulados com questões do ENEM, ou instigando a pesquisa em sites que apresentem questões relativas a este exame. Com relação aos outros exames o trabalho acontece diariamente na sala de aula.
           Existe uma preocupação por parte dos alunos em relação ao ENEM, principalmente os alunos da terceira série, anteriormente ao exame quando eles nos fazem questionamentos, e posteriormente, quando eles relatam suas experiências.
          Nossa escola trabalha questões referentes ao ENEM, porém, essas questões não estão contempladas no nosso plano de ensino, para 2015, nos propomos incluir o mesmo no plano de trabalho.

Colégio Estadual José Bonifácio, Campo Bonito, Paraná.
Avaliações externas.
           As avaliações externas são positivas pois proporcionam o conhecimento de nossa realidade, nos levam a uma auto avaliação, onde verificamos nossos pontos positivos e negativos.