A avaliação educacional deve estar integrada ao Projeto Político Pedagógico da escola, considerando os estudantes e os professores como sujeitos históricos e de direitos. A LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) indica três dimensões básicas de avaliação: A avaliação da aprendizagem de caráter educativo, viabiliza ao estudante condições de analisar seu percurso, ao professor e à escola identificar dificuldades e potencialidades individuais e coletivas, pois são as realizadas em sala, com foco no que os alunos aprenderam do que o professor ensinou em relação a um conteúdo escolar de determinada disciplina; A avaliação Institucional, toma a escola como objeto de avaliação, deve ser realizada pela comunidade escolar de forma que possa oferecer subsídios para analisar os avanços e reorganizar as ações que precisam ser melhoradas para o bom funcionamento da escola como um todo; A avaliação Externa é de responsabilidade do Estado com foco na leitura e resolução de problemas com o propósito de medir a qualidade de cada escola.
Seria importante percebermos a avaliação como parte integrante do processo educativo com funções diagnóstica, formativa e somativa. Em termos educacionais, a avaliação é uma prática social carregada de valores, extremamente complexos, que além de estarem integradas ao Projeto Político Pedagógico da escola deve estar coerente com a concepção de formação integral do educando. Assim precisamos propor formas avaliativas que desvinculem os mecanismos de reprovação e aprovação e que garantam a aprendizagem com técnicas, instrumentos, critérios e procedimentos adequados que apresentem informações sobre a real aprendizagem do aluno. A partir destas informações o professor deve ter condições de reorganizar suas ações e conteúdos, ou seja, se for necessário, deve retomar o conteúdo estudado para proporcionar ao aluno condições de aprendizagem, considerando as condições do aluno e as explicações do professor. Caso perceba que a não aprendizagem é resultado de outras situações, precisa envolver outros profissionais e até mesmo a família.
Fonte:
Brasil. Secretaria de Educação Básica.Formação de Professores do Ensino Médio, etapa I - Caderno VI: Avaliação no Ensino Médio. Curitiba, 2013