AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes - Curitiba
Formadora Regional: Professora Cileni  V. dos Santos
Orientadora de estudo: Professora Luci M. V. Prata
Professores cursistas: Helio dos S. Dias, Irene C. Romano, Irene de J. A. Malheiros, Jayme P. Junior, Jean C. Sauer, Josmar de J. Batista, Juslaine L. M. de Dellegrave, Lilian C. Varaschin, Lisiane V. Zaraski, Luciacyr L. A. e Silva, Marcia Grein, Marcos P. de Sousa.

A avaliação no Ensino Médio constitui a temática do Caderno VI que apresenta a seguintes perspectivas: avaliação educacional, questões da avaliação da aprendizagem, a relação entre avaliação e taxas de rendimento e os desafios e tensões ocasionados pelas avaliações externas.
           Os aspectos aqui apresentados resultam de uma análise do Projeto Político Pedagógico, PPP, deste colégio especificamente, bem como dos Planos de Trabalho Docente, PTD, disponibilizados para esta consulta. 
Ainda enfrentamos desafios no campo da avaliação educacional, uma vez que se constata divergência de critérios utilizados muito embora seja a avaliação um processo contínuo, sistemático e formalizado.
Em se tratando da avaliação educacional, os professores apontam a dificuldade em realizar a avaliação diagnóstica especialmente em determinadas disciplinas, pois este tipo de avaliação que é tão prática em Português e Matemática nas quais se avaliam os requisitos básicos de leitura, compreensão, escrita e raciocínio lógico não é tão facilmente aplicável em disciplinas que possuem conteúdos estanques e limitados por séries e bimestres. Há, no entanto, consenso no que se refere aos três momentos especiais de avaliação: o momento diagnóstico, o momento do desenvolvimento do programa curricular com função formativa e o momento da avaliação somativa em que é julgado o aprendizado. A avaliação precisa refletir o desenvolvimento global do aluno de maneira a valorizar os aspectos qualitativos.
Segundo o PPP, a avaliação da aprendizagem é uma integração de atividades vividas no cotidiano e identificadas por meio de análises formativas e sistemáticas direcionadas. Dentre os procedimentos e instrumentos mais utilizados, observou-se emissão de juízo de valor e levantamento de informações. Dentre os critérios para atribuição de notas ou conceitos como avaliações contínua, cumulativa e processual, refletem o desenvolvimento global do aluno, definindo a situação de cada um ao final do ano letivo.
Em relação às taxas de rendimento, aprovação no ensino médio, deste colégio temos:
2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013
75,8% 72,6% 61,3% 73,6% 74% 83,6% 85,7%
Fonte: SEED-PR
Esses dados revelam um rendimento crescente, mas ainda insuficiente na observação dos professores. Há, portanto, discussões acerca de melhores perspectivas para os próximos anos. Essas reflexões limitam-se às semanas pedagógicas, momento em que se busca análise e planejamento de alternativas para melhor desempenho dos alunos nessas avaliações.
As avaliações externas precisam ser pontuadas de maneira positiva objetivando alcançar subsídios para o trabalho pedagógico. Percebe-se neste colégio, que, em vários momentos, há diálogo entre os diversos segmentos constituindo integração como tarefa educativa.
Os alunos fazem comentários acerca do ENEM, bem como acerca dos vestibulares dos quais participam. Houve, neste ano especificamente, empenho maior no que se refere a esta questão: um plano de estudos voltado aos alunos que tivessem interesse em intensificar sua preparação para essas provas. Dois dias de semana das 18h30min às 22h30min durante uns três meses, professores de todas as áreas do conhecimento trabalharam questões específicas dessas avaliações. Oportunidade em que os alunos puderam dirimir muitas de suas dúvidas. Era um convite, mas a adesão foi bastante grande e, segundo os comentários dos próprios alunos, foi muito proveitoso.
Ainda, em se tratando da organização dos Planos de Trabalho Pedagógico, fundamentam-se nas Matrizes de referência do ENEM, a partir dos quais trabalham-se as questões pedagógicas e os conteúdos observados de maior relevância.
O Caderno VI propõe reflexões aprofundadas a respeito de um tema mais que polêmico: a avaliação, questão que sempre provoca desconforto entre alunos, professores, equipe pedagógica e diretiva de um colégio, uma vez que ela é recíproca apesar de se apresentar sob diferentes formas.