PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual Presidente Vargas
Pinhal de São Bento – pr.
Orientadora: Rosangela França Barcki
Formação de Professores do Ensino Médio
SÍNTESE DO CADERNO VI
AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
O estudo do caderno nos propõe repensar a avaliação, como ela tem sido executada, para com isso, apontar propostas para melhorar. Percebe-se que a uma grande defasagem quanto a leitura e interpretação, propõe-se a realizar uma avaliação que seja justa e englobe todos os diferentes níveis de aprendizagem em que os alunos de uma mesma turma estão. É um diagnóstico onde o professor irá avaliar o que o aluno conseguiu aprender do conteúdo e também a avaliação contínua realizada em todas as aulas. Serve também para avaliar os nossas metodologias e instrumentos de avaliação buscando melhorar o nosso trabalho. Deve-se realizar Trabalho de pesquisa com produção de textos, apresentação de seminários e avaliação escrita e/ou objetiva, com a participação nas discussões em sala de aula e tarefas de casa. É através da avaliação que se percebe se o aluno se apropriou do mínimo do conhecimento necessário em cada conteúdo. Portanto são nos Conselho de classe e reuniões pedagógicas que é debatido todos os progressos que esses alunos tiveram. E a avaliação é um instrumento necessário para podermos analisar como está à interpretação dos alunos, o que esses conseguem memorizar, o empenho que cada um dá ao estudo.
Os dados e taxas de rendimentos de nossa escola, para o ano de 2013, no Ensino Médio foram:
Percentual Resultados
76,07% Aprovados
0,81% Aprovados por Conselho
3,68% Reprovados
20,25% Abandono Escolar
Os índices de aprovação da nossa escola estão de acordo com o índice brasileiro. As taxas de reprovação são bem menores que a nacional. Agora quando olhamos o abandono, o índice de nossa escola é 10 % acima do índice nacional. É um dado preocupante e todos os anos buscamos meios para melhorar e encontrar novas alternativas para manter os alunos interessados pela escola, mas nos barramos por um problema grande que é o tempo. Tem muitos alunos que apresentam distorção idade/série e também defasagem de conteúdo, e os mesmos não querem cursar o ensino médio em 3 anos para obter o certificado do Ensino Médio. Muitos preferem ficar pela rua, ao invés de vir à escola. Alguns alunos trabalham durante o dia e o ensino noturno se torna um peso muito grande para eles carregarem o que leva ao abandono, bem como a falta de estímulo dos alunos e familiares. A escola busca identificar as dificuldades dos alunos. E os mesmos se preocupam no enfrentamento de avalições externas (ENEM, vestibulares, SAEB, Olímpiadas de Matemática e Prova Brasil), pois terão que buscar suas oportunidades no desempenho escolar.
PROFESSORES PARTICIPANTES DO PACTO: CARLY TEREZINHA NOTTAR, CLÓVIS VIEIRA VELHO, DAIANE APARECIDA SAVOLDI, EINETES SPADA, EVANDRO MARTINS VINCH, JEFERSON DA SILVA, MARCIA JOANA BARBIERI, MARCIO SÉRGIO GRACZIK, MARIA DE LOURDES BECKER SAVOLDI, MICHELI MARIA SAVOLDI, MOACIR MOTTA DA SILVA, ROSANE TYC HOBOLD, ROSELY MARIA MOREIRA BRITO, SALETE MARIA PIAZENTINI, SANDRA APARECIDA RIPPEL, MARIA LUCIA GEITTENES CAMERA, CARINA FACCINI, CARLOS ALBERTO WEBER E ALIQUEU SAVOLDI.