Caderno VI – Reflexão e Ação 4
Quanto à abordagem das avaliações externas, em nossa escolas, inicialmente, apenas foram apresentados os dados referentes às avaliações externas, mas ainda não foram abordados nem utilizados os seus resultados. Esperamos que em um futuro próximo possamos, através dos temas discutidos no pacto, este quadro se modifique e que as análises e debates destas avaliações sejam mais compartilhados entre toda a comunidade escolar – pais, alunos, etc.
Existem atividades voltadas para estes tipos de avaliações, porém de forma isolada e esporádicas e sem planejamento. Quanto à forma de sua aplicação de sua aplicação ou organização na escola, verifica-se que os simulados são utilizados
Os alunos comentam o Enem no ambiente escolar, mas somente com o direcionamento ou indagações do professor. As perspectivas principais se relacionam com: acesso à universidades ou faculdades que o aceitem, ou promoção ou conclusão do Ensino Médio.
Os conteúdos presentes nas matrizes de referência do Enem são utilizados e trabalhados por todos os professores da escola, contudo sua forma organizacional, como por exemplo os descritores ou como os itens são classificados – H1, H2, etc.- não estão presentes nos planos de ensino, pois os mesmos não são elaborados em função daquelas matrizes.
Professores Cursistas: Daniel de Oliveira, Eli Paz, Fernando Lacerda, Jefferson Kimura, Marlene Mattos, Nelson Ribeiro, Silmara da Silva, Silvia Jocowski, Simoni Vigiano.
OE Everton Souza
Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento-EFM