Avaliação no ensino médio

Caderno  VI – Reflexão e Ação 3

                     Os dados apresentados nos revelam que a média atingida pela escola estão 14,6% abaixo da média nacional e municipal, portanto revela-se  um desempenho insuficiente.

                 Anteriormente nunca existiu discussão de dados refentes às taxas de rendimento. Portanto, verificamos que o pacto possibilita uma porta de acesso para estes tipos de debates, com o necessário compartilhamento dos dados e discussões dos mesmos com a comunidade escolar. Também observamos que os professores não possuem espaço e tempo (coletivos) para reuniões  e indagações. As formações coletivas não são suficientes para o enriquecimento da análise por motivo de pautas muito restritas e carga horária insuficiente.
                   Não existem debates, mas houve uma apresentação de gráficos e comentários sobre o rendimento da escola nas avaliações interna e  externas, no momento da Formação em Ação que foi apenas um dia, ficando assim uma análise superficial.
        Em alguns casos que apresentaram baixo rendimento de aprendizagem foi solicitado ao professor uma readequação na metodologia de ensino da sua área, e lhe pediram sugestões para a melhoria dos rendimentos escolares, das quais foram citadas: retomada dos espaços de aprendizagem (laboratório, salão nobre, sala de multimídia e etc.).

Professores Cursistas: Daniel de Oliveira, Eli Paz, Fernando Lacerda, Jefferson Kimura Marlene Mattos, Nelson Ribeiro, Silmara da Silva, Silvia Jocowski, Simoni Vigiano.

OE Everton Souza

Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento-EFM