Avaliação no ensino médio

Caderno VI – Reflexão e Ação 1 e 2

                 Avaliação da Aprendizagem - As avaliações estão  demonstrando que nossos alunos não estão assimilando os conteúdos e desenvolvendo habilidades. O professor se vê limitado devido às condições de trabalho, interferindo na retro-alimentação (feedback) da avaliação . 
                        Avaliação Institucional – Está sendo pontual, desarticulada,  fragmentada e sem planejamento. As disciplinas não estão dialogando entre si (interdisciplinaridade).
                    Avaliação Externa – Os resultados refletem a realidade de nossa escola, os índices nos indicam que existem problemas de aprendizagem a serem discutidos com a comunidade escolar e incluídos no PPP.
                        Em nossa realidade escolar e através de nossas experiências vividas com colegas de outras áreas, podemos pontuar que a articulação entre as três avaliações citadas acima não ocorrem. Um dos motivos é porque não há tempo e espaço suficientes para que  o diálogo  interdisciplinar ocorra a contento. Outro motivo de desarticulação é a pouca participação de alguns setores da comunidades escolar na discussão sobre as avaliações.
                          A avaliação no passado visava classificar o aluno com instrumentos limitados (prova escrita), resultando em hierarquização através da avaliação somativa e formativa.
                               Atualmente a avaliação evoluiu  para novas definições, quais sejam: diagnóstica, processual contínua e diversificada, embora em nosso dia -a-dia permaneçam algumas práticas tradicionais, pois o sistema nos  conduz a esta prática pedagógica anacrônica e ineficaz.

                           Com relação aos critérios para atribuição de notas e de aprovação dos planos de ensino, verifica-se a existência de diferentes instrumentos que o professor utiliza dentro do processo de ensino-aprendizagem, podemos destacar um deles: o trabalho escrito. Nele serão analisados os seguintes critérios: conteúdo pertinente ao assunto solicitado, referências bibliográficas, forma adequada da paráfrase do texto, adequação ao formato solicitado.

                              O PPP está em processo de reconstrução, pois alguns itens necessitam ser incluídos e outros modificados.
                               O sistema define a aprovação do aluno se este atingiu a média estabelecida pela SEED, se o mesmo não atingiu a média mínima para aprovação, poderá ser promovido após análise do Conselho de Classe.
                                As instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo são: o professor da disciplina, equipe pedagógica, Conselho de Classe, Núcleo de Educação e SEED.
                          

                                       
Professores Cursistas: Daniel de Oliveira, Eli Paz, Fernando Lacerda, Jefferson Kimura, Marlene Mattos, Nelson Ribeiro, Silmara da Silva, Silvia Jocowski, Simoni Vigiano.

OE Everton Souza

Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento-EFM