Avaliação Educacional.
Avaliação escolar que vem sendo utilizada como fins quantitativos e seletivos, além de especificar as suas implicações sociológicas, políticas, educacionais e pedagógicas predominam nos procedimentos tradicionais, seja pela força da inércia, temor em relação ao novo; seja pela função de punir e classificar ou pela falta de conscientização da importância da avaliação dos sujeitos envolvidos aborda uma visão somente de mensura e não do real domínio da aprendizagem do conteúdo desenvolvido.
O processo avaliativo pode acontecer em três dimensões: avaliação da aprendizagem, institucional, e externa.
A avaliação da aprendizagem não tem intenção de aprovar ou reprovar alunos, mas sim fazer com que a partir da avaliação eles consigam perceber o quanto e em que condições dominam, relacionam e aplicam os conteúdos e os conhecimentos inerentes as temáticas e aos diversos conteúdos que compõe as disciplinas e instrumentalizar o professor, esse processo interativo busca a qualidade superando a quantidade.
A avaliação institucional por sua vez detecta aspectos deficitários no âmbito escolar, como por exemplo, a falta de conhecimento da proposta pedagógica por parte de alguns docentes, bem como planos de trabalho e de ensino não coerentes com a proposta pedagógica. Portanto, torna-se necessário uma avaliação institucional pautada na credibilidade, na aceitação e necessidade de cada um.
A avaliação externa, em seu âmbito se limita, na grande maioria das vezes como instrumento de medida para a classificação e a hierarquização conduzindo ao sucesso ou ao fracasso individual;
O corpo docente percebe a avaliação externa como parte integrante dos processos de ensino aprendizagem com funções diagnóstica, formativa e somativa;da aprendizagem escolar, em particular; são meios e não fins em si mesmas, estando assim delimitadas pela teoria e pela prática que as circunstanciam. Desse modo, entende-se que a avaliação não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica.
Com na consulta do PPP da escola percebe-se uma organização e encaminhamento adequado e bem direcionado para que haja um processo justo em relação ao rendimento da aprendizagem do aluno. É possível verificar que a dificuldade está pautada na interpretação e nos cálculos.
Nas discussões coletivas analisou-se a aplicabilidade do Enem, exame este que provoca fadiga ao aluno pelo número excessivo de questões e dos enunciados extensos e complexos. Deveria ser revisto de maneira consciente favorecendo o desenvolvimento dos alunos.
O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular, mas será que a maneira de como o ENEM é aplicado está correta, será que nossos alunos conseguem ler, interpretar e calcular com tanta pressão em tão pouco tempo?