O trabalho realizado em nossa escola busca compreender as diferentes identidades dos educandos, pois os mesmos sofrem influências do contexto social. Buscamos o desenvolvimento pedagógico dos alunos pautando no Plano Político Pedagógico o discurso reflexivo, critico e argumentativo, seno ele, base de todo trabalho docente. Tudo isso só é possível pautado numa gestão democrática que ocorre dentro do possível, e inclui outros campos do saber: com arte, estética, cultura e religião. O mediador do processo ensino-aprendizagem é, fundamentalmente, o currículo, pois nele é feito uma adaptação à realidade da escola e no lócus que esta está inserida.
Os eixos de integração curricular irão possibilitar um maior diálogo entre as disciplinas e a valorização do saber incentivando a pesquisa, o aprofundamento do conhecimento por parte dos professores através da formação continuada e outros, que propiciarão, na prática,a transformação no processo ensino-aprendizagem; e por parte dos alunos, desafio a ser vencido.
As avaliações, tanto externas quanto internas, são entendidas como diagnósticas e fundamentais para as próximas ações referentes à aprimoração da educação no país.