Avaliação externas Escolar e dados estatísticos .

Caderno VI:
1)        Com relação a 2013:
Turma      T. aprovados     T. apc      T. reprovação    T. abandono
1 ano            88,33%        11,32%        3,33%                  8,33%
2 ano            81,08%         3,33%         1,35%                 17,57%
3 ano            94,74%         1,39%            0%                      5,26%
   
        Comparando as médias da taxa de reprovação e abandono no ensino médio, observamos uma redução da taxa de reprovação de 5,96% em 2012 para 1,56% em 2013, no entanto na taxa de abandono não houve avanço significativo, em 2012 a taxa era de 11,37% e em 2013 foi de 10,38%.
         Com relação aos outros indicadores de avaliação externa de nossa escola, podemos observar que no IDEB de 2005 a 2009 a escola manteve se acima do projetado, de 2011 a 2013 nossa escola não atingiu a meta projetada, ficando um pouco a baixo, apresentando uma queda,  de 4,8%  para 4,3%.
          Esses dados são apresentados em momentos na escola, como em reuniões pedagógicas.

2)         Os resultados das avaliações institucionais são apresentados no início do ano durante a primeira reunião pedagógica, sendo analisado e discutido com o grupo os pontos positivos e negativos.
          Em relação as atividades voltadas para a melhoria desse dados, estão sendo realizados simulados com questões do ENEM, ou instigando a pesquisa em sites que apresentem questões relativas a este exame. Com relação aos outros exames o trabalho acontece diariamente na sala de aula.
           Existe uma preocupação por parte dos alunos em relação ao ENEM, principalmente os alunos da terceira série, anteriormente ao exame quando eles nos fazem questionamentos, e posteriormente, quando eles relatam suas experiências.
          Nossa escola trabalha questões referentes ao ENEM, porém, essas questões não estão contempladas no nosso plano de ensino, para 2015, nos propomos incluir o mesmo no plano de trabalho