Reflexão e Ação caderno VI Avaliação.
1- Essencialmente os problemas não fica restrito a problemas cognitivos, mas sim a outros fatores como a ausência familiar, principal problema consiste na falta de compromisso e desinteresse por parte dos educandos.
2- A grande parte dos educando busca através de modos diversificados , estabelecer modos de verificar se o conteúdo ministrado foi assimilado, e se o aluno possui capacidade de adequar e aplicar o conteúdo a sua realidade.
3- Avaliação de acordo com o documento vigente da instituição é de caráter qualitativo, possui função integradora e visa propiciar uma formação critica. A avaliação deve ser compreendida como elemento integrador entre o ensinar e o aprender , de modo com que os alunos sejam capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la expressando capacidade para resolver problemas, estar preparado para aprender sempre, o desenvolvimento da competência de saber se relacionar em grupo, na valorização de atitudes saudáveis..
4-É necessário avaliar o aluno como um todo, e garantir que ele tenha acesso ao saber sistematizado e principalmente que seja útil para sua vida, para isso quanto mais diversificados a forma de avaliar , mais fácil e segura será a avaliação geral e final, tanto por parte do professor quanto do aluno. Utilizar os diversos tipos de linguagem como: a verbal, a oral, escrita, gráfica, numérica, pictórica, de forma a considerar as diferentes aptidões dos alunos. O resultado da avaliação para promoção do aluno será traduzido na forma de notas por bimestre, tendo a média seis, sendo que o mínimo exigido de frequência é de setenta e cinco por cento no total do ano letivo. Cabe , portanto, desenvolver uma avaliação capaz de contribuir para emancipação do sujeito de acordo com as leis e documentos vigentes.
Colégio Estadual José Bonifácio . Campo Bonito-Pr. Professora Eudelia Alves Malanski Gaio.