Avaliação educacional

Reflexão e ação- Caderno 6
DIÁRIO

Colégio Estadual Olivo Fracaro-EFM
Hoje, 09 de dezembro de 2014

Os maiores desafios no campo da avaliação educacional presente no dia a dia das salas de aula e também da gestão escolar, consiste em garantir que todos os estudantes aprendam o que precisam aprender na idade certa e ampliem suas chances de prosseguir os estudos, visto a avaliação educacional como sendo capaz de contribuir de forma direta para a melhoria da qualidade do ensino. Outro desafio, ainda maior seria criar a percepção no estudante da importância no prosseguir dos estudos com qualidade, pois os mesmos estão em sua maioria atuando de forma muito passiva e descompromissada com eles próprios e com o mundo ao seu redor.
A avaliação em minha concepção, trás subsídios para uma reflexão em torno dos conteúdos abordados, uma forma de perceber as impressões dos alunos em torno da aprendizagem, através do qual pode-se lançar novas estratégias de ensino.
Na trajetória docente a avaliação escolar surge de discussões coletivas no âmbito escolar,   é constituída, conforme o suporte do PPP e do PTD que por sua vez têm respaldo na constituição federal, na LDB e outros.