A avaliação do ensino aprendizagem sempre foi uma grande preocupação, pois construir uma prática de avaliação que supere o modelo de avaliação classificatória e autoritária, convertendo-a em instrumento de aprendizagem é muito importante. Percebe-se que a avaliação deve ser impulsionadora da aprendizagem significativa e como instrumento da aprendizagem deverá assumir novas características, mais condizentes com o modelo atual do processo ensino aprendizagem.
Portanto os procedimentos adotados pelo professor e a avaliação deverão assumir papel fundamental na aprendizagem. Na pratica pedagógica, a avaliação se constitui num parâmetro norteador, que possibilita novos rumos no processo de ensino e aprendizagem, pois a flexibilidade permite alterações que conduzem ao melhor trabalho e como consequência, melhor resultado.
Com os resultados das avaliações externas em mãos, a comunidade escolar precisa se reunir e colocar em pauta sua análise, prevendo ações e inovações que permitirão a superação dos problemas detectados.
Dessa maneira, compreendemos que as inovações no currículo devam contemplar todos os aspectos do processo ensino aprendizagem.
Para promover essas inovações, o primeiro passo seria reunir-se com toda a comunidade escolar para análise e discussão dos indicadores das avaliações externas. Posteriormente, o mesmo será feito com cada área de conhecimento.
A partir dos levantamentos feitos e problemas detectados, é necessário que haja mudanças no modelo de avaliação, fugindo dos modelos tradicionais que priorizam as “provas” e buscando outras formas que oportunizem a todos os alunos, com seus diferentes modos de aprendizagem à demonstrar oque assimilaram no decorrer do ano letivo.
Membros do Grupo:
André R. Rocatelli - Inajara P. D. Gasparin - Inês B. Fraga - Ivete M. Dall Agnol - Jaqueline C. Calabresi - Marinês A. Possatto - Neorilde S. P. Petsch.