GLADIMAR
AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
O caderno VI, aborda de forma clara e objetiva que o desafio da escola é o de consolidar uma nova cultura de avaliação associada ao sucesso de todos os educandos, avaliação esta vinculada ao trabalho coletivo e ancorada em técnicas, instrumentos e procedimentos pelos quais cada aluno seja avaliado em relação a si mesmo e simultaneamente em relação aos colegas, fixados os critérios de um resultado satisfatório para todos de maneira geral.
Mais uma vez esse tema entra em discussão, quer seja por expressar resultados incompatíveis com as expectativas de alunos e pais, quer seja por ser relacionada à evasão ou à repetência escolar, ou ainda por refletir modelos de ensino contrários à aquisição de conhecimentos fundamentais aos alunos excluídos dos benefícios da riqueza socialmente produzida.
Quando educadores encontram-se para estudos e debates sobre suas competências pedagógicas e os resultados de seu trabalho, de pronto o tema avaliação é colocado em cena. No entanto, o problema se instala quando avaliar passa a ser analisado como um processo final e isolado do conjunto das ações pedagógicas.
A avaliação no interior do trabalho escolar deve, sim, ser um tema com abordagem específica dada a sua representatividade em termos do projeto político pedagógico. Em outras palavras, é importante desenhar uma perspectiva para o processo de avaliar em uma proposta curricular que se pretende orientadora de relações de conhecimento democráticas.