Adenilson Ferreira de Abreu Hilda Aparecida Matias da Silva Santos José Luiz de Souza Santos Margarida Moreira Adão Correa Maria do Rocio Pinto da Silva Vera Lúcia José Martins A avaliação educacional vem ocupando uma posição central em estudos e reflexões pedagógicas em vários locais de debates educacionais por vários anos. Nota-se que esta diagnóstica sobre as formas de aprendizagem pode ser utilizada no processo de formação docente, pois é visto como um dos caminhos para uma educação de qualidade. Diante de alguns conceitos sobre o processo avaliativo de ensino e aprendizagem observados até agora nos grupos de estudos do “Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio” no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto na cidade de Paranaguá / PR., pode-se notar vários aspectos que apresentam propostas que podem contribuir no desenvolvimento educacional, seja discente ou docente, pois englobam parâmetros de aprendizagem integral para ambas as partes. Assim, considera-se não apenas os aspectos cognitivos do individuo, mas igualmente os aspectos comportamentais e as habilidades psicomotora, possibilitando um acompanhamento detalhado sobre as falhas encontradas e avanços alcançados. A avaliação deve ser acontecer com base em critérios que sejam pertinentes a observações e análises planejadas e com seja delimitadas em determinadas implicações positivas para o processo pedagógico. Todavia, a temática “Avaliação” é recorrente nas discussões educacionais, sobretudo, avaliar o processo de ensino e aprendizagem que normalmente é tratada como uma questão meramente instrumental e faz-se necessária primeiramente a aceitação de todos envolvidos neste processo, para que não recaia sobre estes aspectos de instrumentos apenas e seja notado como algo fundamental para a valorização humana e a promoção da qualidade do ensino. No entanto, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem e a avaliação instrumental, não traduzem em aspectos formais resultados abeis para um diagnóstico comprobatório de uma educação de qualidade, ao contrário, resulta em encaminhamentos teórico-metodológicos pautados em diferentes pressupostos técnicos de ensino ou de aprendizagem. Sendo assim, considerado todo processo avaliativo, como algo que visa medir, verificar, analisar, pesar ou delimitar as modificações ou oscilações comportamentais de qualquer individuo que esteja sendo avaliado ou de qualquer proposta que esteja em pauta, principalmente em um sentido progressivo que aproximam discentes e docentes dos objetivos fixados pelo sistema educacional de ensino. Desde modo, observa-se também uma vertente somativa de avaliação, que envolve conclusões sobre a qualidade do processo de ensino e o desempenho daqueles que convivem e interagem nos espaços educacionais. No geral, pensa-se que a avaliação realizada pelo docente, pode dar maior eficácia no que diz ao desenvolvimento humano em sala de aula, pois corresponde à verificação da aprendizagem direta dos alunos. Neste sentido, é que concluem-se que nessa modalidade de avaliação, explicitam-se os resultados de todo processo de ensino e de aprendizagem.