Acredito que uma das grandes dificuldades em avaliar seria identificar o conhecimento que os alunos assimilaram uma vez que os mesmos têm capacidades, habilidades, com mais e menos dificuldades e com possibilidades entre si diferentes. Procuro trabalhar que o aluno tenha interesse para além tenha motivação intrínseca que é o aprender pelo aprender pois o mesmo está motivado extrinsecamente ao conteúdo assimilado. Estuda para alcançar o resultado, uma nota, pouco importa o aprender pelo aprender. É preciso considerar também que a avaliação é diagnóstica e processual. A partir de sua formação — inicial e continuada — e de sua experiência docente, discuta e reflita com colegas de outra área distinta as questões abaixo (sugerimos pequenos grupos de 3 professores de áreas bastante distintas, por exemplo, Educação Física, Matemática e Sociologia): O maior desafio penso que é despertar no aluno o desejo de aprender é tornar o ensino e a aprendizagem motivantes na vida do nosso aluno, para que serve estar na escola, o que a escola proporciona para minha vida. Avaliação deve ser escrava da aprendizagem. Portanto deve servir para diagnosticar os pontos os quais os estudantes não atingiram a aprendizagem. Definindo novas estratégias para que recuperem estes conteúdos e possam aprender. Portanto a metodologia de trabalho do professor deve ser revista constantemente,mas também a avaliação não é somente de aprendizagem pois esta também esta interligada a avaliação institucional que passa pelas condições físicas,econômicas e cultural. Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes elementos: – Definição(ões) de avaliação da aprendizagem encontrada(s). Avaliação diagnóstica e processual, no qual se busca diagnosticar através de uma avaliação inicial quais as condições atuais que esse aluno se encontra e depois como evolui em todo o processo de aprendizagem. Avaliamos todo o processo de evolução da aprendizagem do nosso aluno e não simplesmente o produto final. – Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados. Provas teóricas e práticas, trabalhos individuais e em grupo, seminários,vivências práticas dos conteúdos trabalhados e apreciação coletiva dos mesmos. – Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação. Compreensão dos conteúdos e realização da prática, desenvolvimento com autonomia das atividades propostas. Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo. São reunidos não somente os professores mas também o professores de apoio pedagógico, professor da sala de recurso, coordenação e direção. Analisamos todo o processo de ensino e aprendizagem se o aluno apresentou dificuldades ou simplesmente faltou comprometimento pessoal.