Avaliação de qualidade na Educação

Avaliação de qualidade na Educação
Avaliação  é o processo de identificação, coleta e análise de informações relevantes que pode ser quantitativas ou qualitativas, rigoroso, planejado, dirigido, objetivo com base em critérios do objeto educacional entre forma e expressões de como atingir ou não determinado conhecimento, competência e habilidade. Assim é muito importante elaborarmos atividades avaliativas, com plenitude de compararmos resultados em relação aos critérios. Quanto discutidos, os critérios, mais serão  objetivos , pois não são estabelecidos de modo dissociados das posições, crenças, visões de mundo e práticas sociais de que os concebe da perspectiva filosófica, social,política de quem faz o julgamento. Devemos sempre, ressaltar avaliação educacional a seu caráter didático, como um processo a serviço de seus sucessos, nunca como punição ou ameaça, deve ser ajustadas às necessidades, e no limite de cada aluno e não classificar ou definir aprovado ou reprovado. Portanto, o problema não está em combater aprendizagem classificatória e seletiva para que todos aprendam tudo ou que tal diferença em termos de sucesso e fracasso escolares. Avaliação da aprendizagem não o deve ser para igualar resultados e nem  a fim de reduzir diferenças  entre os alunos, em relação aos conteúdos  e competências, e sim medir seus conhecimentos  estabelecendo como processo a serviço de cada avanço e de cada aluno com seu limite e capacidade de progresso na aprendizagem.