Avaliação de qualidade na Educação
A necessidade de encarar a avaliação ao desafio da aprendizagem deriva do esforço de vincula-la aos mecanismos de aprovação ou reprovação, outra finalidade da avaliação educacional concentra-se dimensão política, pois as práticas avaliativas deveriam se pautar por garantir no limite que todos aprendam tudo, ainda mais quando nos reportamos ao ensino fundamental e médio, etapas obrigatórias por força da lei ou pressões sociais para que ninguém se exclua do direito de conhecimentos considerados indispensáveis para que tenha uma vida mis autônoma. Evidentemente, não estamos advogando a tese de que basta transformar avaliação para que garanta a democratização, pois não podemos subtrais do papel crucial do estado e dos políticos educacionais, sabemos que a prática avaliativa são condizentes a perspectiva de inclusão de tarefas, pelo conjunto de equipes escolares, interação com dirigentes da rede de ensino. Destacamos que a avaliação também é um processo caracterizado pelo julgamento de alguns aspectos relevantes com vistas as finalidades curriculares. No desenvolvimento de uma aprendizagem curricular identificamos pelo menos três tipos de avaliação educacional: avaliação de aprendizagem que é o desenvolvimento do dia a dia na sala de aula; segunda avaliação institucional que é o resultado da avaliação de aprendizagem; a terceira é a avaliação externa que são exemplos: Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), e o SAEB, avaliação externa que faz comparação das avaliações internas com as do Estado.