Olá colegas!
Segundo o professor Juan Manuel Álvarez Méndez em entrevista a revista Pátio(maio/julho 2005), afirma que “ensinar, aprender e avaliar não são momentos separados. Formam um contínuo em interação permanente”.
Que recursos que o professor pode utilizar para que a avaliação deixe de ser um instrumento de controle dos alunos e torne-se parte integrante do processo de aprendizagem?
“Basta incorporá-la às atividades normais da sala de aula, envolvendo os alunos nesse processo, chamado auto-avaliação. Em termos radicais, porém esclarecedores, defendo que ensinar, aprender e avaliar não são momentos separados.Um acompanha o outro, formando um contínuo em interação permanente. Ao se converter em recurso de aprendizagem, a avaliação não pode implicar ruptura no andamento normal das aulas. A avaliação é efetivamente um meio imprescindível para a aprendizagem, e todo procedimento de avaliação deve levar à aprendizagem. Portanto, não podemos prescindir dela, porque faz parte da aprendizagem. Ao avaliar olhamos para trás e percebemos que é preciso rever o programa, retificar, buscar outros caminhos, lançar novas indagações, melhorar. É por esse motivo que a avaliação não pode limitar-se apenas à etapa final de uma determinada prática. A avaliação deve estar sempre presente, pois é ela que nos indica o caminho a seguir na implementação do currículo e no desenvolvimento dos processo que isso envolve”. Juan Manuel Álvarez Méndez
Um abraço a todos(as)!
Fonte:
Pátio revista pedagógica Ano IX Nº 34 (maio/julho 2005)