Avaliação da qualidade da Educação

A avaliação é um fenômeno complexo, que vai além da determinação qualitativa do ensino, serve como um indicador para rever e reorganizar um sistema de ensino a fim de obter resultados positivos que desembocam por fim em uma educação significativa de qualidade.
O principal objetivo da avaliação é sem dúvidas identificar as dificuldades enfrentadas por nossos alunos, e a partir daí, criar mecanismos distintos que influenciem no aprendizado de forma satisfatória, ou seja, que atenda as necessidades dos jovens, respeitando as diferenças regionais e sociais em todas as esferas do ensino.
É preciso compreender que a avaliação é uma prática social carregada de valores extremamente amplos, epistemológica, técnica, ética e política. Por isso, à avaliação educacional deve ser realizada de três formas distintas, através da aprendizagem do aluno em relação aos conteúdos abordados, das instituições, abrangendo os educadores das escolas e núcleos regionais e por fim a avaliação externa que envolve a rede de ensino como um todo. A função desses métodos avaliativos pode ser diagnóstica, formativa e somativa, sendo possível por meio de seus resultados, traçar caminhos e metas a serem alcançadas, tanto pelo professor quanto pela escola e o sistema, convergindo para uma educação qualitativa e elevando assim o nível de conhecimento.