Avaliação- Colégio Marlis Pirotelli- Cascavel PR

Avaliação no Projeto Político Pedagógico- PPP- do Colégio Estadual Marilis Pirotelli- EFM.

                                                                                  Mudar a concepção da avaliação: Uma tarefa difícil
                                                                         Mudar os objetivos da avaliação: Uma tarefa necessária
                                                                                           Mudar o uso da avaliação: Uma tarefa política
                                                                             Mudar os processos de avaliação: Uma tarefa coletiva
                                                                                                                                           (Elvira C. A. S. Lima)
Conforme o P. P. P. do Colégio a avaliação é definida assim:
Avaliação deve ser entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o professor estuda e interpreta os dados da aprendizagem e de seu próprio trabalho, com a finalidade de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem doa alunos, bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valores. (Deliberação número 007/99).
Dessa forma tem caráter formativo, processual, quanto ao sentido e momento de realizar-se e reflexiva em relação aos seus propósitos e procedimentos, o que implica no acompanhamento das atividades que os alunos realizam, analisando com eles seus avanços e dificuldades. A avaliação tem também a função de orientar os procedimentos de ensino em sala de aula […] Assim o professor pode repensar sua prática didático-pedagógica com vista a replanejar o saber e fazer docente e discente. Portanto a avaliação na Instituição de Ensino Colégio Marilis Pirotelli realizar-se-a de forma diagnóstica.
Para Luckesi a avaliação da aprendizagem escolar é “Um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão”. Assim a avaliação diagnóstica melhora a aprendizagem , pois implica politicas da avaliação como: planejamento; a prática de ensino e aspectos psicológicos.
Luckesi aponta para a superação de toda uma cultura escolar que ainda relaciona avaliação com exames e reprovação. “Avaliação é um ato dialógico pois é uma negociação entre professor e o estudante”.
A avaliação é realizada em função dos conteúdos, utilizando métodos e instrumentos diversificados que podem ser provas objetivas; trabalhos individuais ou em grupo inter ou extra classe; seminários, provas práticas: execução de tarefa real ou simulada; provas orais individuais ou em grupo; atividades no caderno; auto avaliação; elaboração/confecção de material; relatórios; pesquisa de campo; pesquisa via internet; provas com consultas; provas em dupla. O Colégio também faz uso de outros meios de avaliação, valorizando o discente e o docente pois ambos têm participação direta com os projetos realizados no Colégio. A seguir cito alguns desses projetos.
• Mostra multidisciplinar;
• Café Literário;
• Hallween;
• Saúde na Escola;
• Oratória;
• Enghish Show;
• Direitos Humanos;
• Horta;
• Treinamento Esportivo;
• FACE – Festival da Canção;
• E outros.
OBS:
Existem diversos instrumentos para analisar o desempenho do aluno e fazer com que todos se integrem ao processo de aprendizagem.
Avaliar segundo Luckesi tem três passos:
• Conhecer o nível de desempenho do aluno (constatação da realidade);
• Comparar essa informação com aquilo que é importante no processo educativo (qualificação);
• Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.
O critério que o Colégio Marilis Pirotelli é a atribuição de notas de 0,00 (zero) a 10,0 (dez) em cada trimestre e cada avaliação e oferecida a recuperação. E no final do ano o Conselho de Classe é soberano, pois é constituído pela direção, equipe/pedagógica, docentes e alunos representantes de turmas. No qual é verificado e observado o desempenho de cada aluno durante o ano letivo. Todos que participam do conselho de classe decidem sobre a aprovação ou reprovação dos alunos que não obtiveram notas para a aprovação. Assim é analisado individualmente o desempenho de cada aluno, se houve progressão (rendimento) ou não com a intenção de reorientação.
Os participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo são: gestores; equipe pedagógica; corpo docente; representante de turma; responsável pelo aluno (caso seja de interesse do responsável).

Para a pedagogia Histórico-Crítica cinco passos são necessários para o ensino-aprendizado, no qual o docente deve aplicar para chegar à avaliação do discente.
1º passo: Prática Social Inicial;
2º passo: Problematização;
3º passo: Instrumentalização;
4º passo:  Cartase;
5º passo: Prática Final.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sabemos que os pais fazem parte dessa Educação, pois Educação com limite se aprende em casa, a Educação Científica e Normas aprende-se na Escola. Então o discente é responsabilidade da Família e da Escola.
Assim, por mais que os educadores desempenham suas funções, ou seja, preparem aulas, metodologia e procedimentos diferenciados, os alunos não se interessam e sobre esse desinteresse, uso o adjetivo “geração miojo” como o diz o Filósofo Mário Sérgio Cortella. Acrescento que pais que não dão limites e nem cobram resultados de seus filhos, esses filhos não valorizam a escola,portanto não valorizam o aprendizado.
Percebo que estamos mascarando o resultado da educação. A educação de qualidade só vai acontecer se pais, escola e governantes estiverem juntos, caso contrário será inútil nosso trabalho enquanto docente e cidadão.