A avaliação é um processo que faz parte da aprendizagem. Avalia-se, porque queremos diagnosticar, propor mudanças e acertar os passos.
O processo avaliativo deve ser um marco para o aluno e para o professor, pois deve abrir-lhes as necessidades reais e a busca por novas oportunidades e possibilidades.
Avaliamos para entender, buscar o diagnóstico do que o aluno sabe e até quando o professor pode retroceder ou avançar.
Avaliamos por busca de resultados, onde se pode verificar o que já conseguimos e projetar onde queremos chegar, respeitando as necessidades e capacidades individuais.
Avaliamos também, para verificarmos quanto se aprendeu e o que fazer com este resultado.
Quando entendemos que a avaliação é processo de construção, nos atemos a forma como avaliamos e procuramos fazer com que o aluno entenda que esta avaliação fará parte sempre do seu cotidiano, pois a prática do avaliar está presente na vida de todos, tanto docente, quanto discente.
A Avaliação está intrinsecamente relacionada com a função social do sujeito.
A função social da escola é formar cidadãos críticos e reflexivo aptos para convívio social e para o trabalho, esta criticidade que se almeja é realizada num processo em que a avaliação norteia e está presente. É fundamental para estabelecer metas, alvos.
Uma coisa importante na avaliação, é quando ela perpassa os muro da escola. Quando encontramos respostas diante dos desafios, fazemos as relações com a situação problemas que deparamos.
Sendo assim, quando o conhecimento pode ser verificado na relação de trabalho, de relações sociais e humanas e encontra- se respostas ; quando nos avaliamos para conhecer o que realmente sabemos e como este saber afetará vida do sujeito, podemos dizer que a avaliação nos pertence.