Reflexões – Caderno 6 – A avaliação - Página 28.
Sabemos que avaliação é um processo abrangente da existência humana, o qual implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas dificuldades e possibilita a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos.
Entendemos que a avaliação terá função diagnóstica e construtiva e será usada como subsídio para a revisão do processo ensino-aprendizagem, auxiliando o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho, assim como da retomada de aspectos que devem ser revistos ou ajustados. A avaliação deve ser entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o professor estuda e interpreta os dados da aprendizagem e do seu próprio trabalho com as finalidades de se acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valores .
A recuperação de estudos acontece paralelamente à avaliação, a partir de uma lógica simples: os conteúdos selecionados para o ensino são importantes para a formação do aluno, então, é preciso investir em todas as estratégias e recursos possíveis para que o aluno aprenda. A recuperação é justamente isso: a retomada dos conteúdos já trabalhados e modificar os encaminhamentos metodológicos, para assegurar à aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Nesse sentido, a recuperação da nota é decorrência da recuperação de conteúdo.
- SINTESE DA AVALIACÃO
Para aprovação exige-se média igual ou superior a 6,0 (seis virgula zero) e frequência igual ou superior a 75%.
A Avaliação deverá ser somatória respeitando os seguintes critérios:
I- Avaliações escritas devem ter no máximo o valor de 6,0 pontos (seis virgula zero);
II- Trabalhos em sala de aula ou fora dela, que deverão ser somados à nota da avaliação, valendo no máximo 2,0 pontos (dois virgula zero);
III- Atividades em sala de aula ou fora dela, que deverão valer no máximo 2,0 pontos (dois virgula zero) e que serão somados às notas da avaliação e do trabalho.
A média final será calculada utilizando a seguinte fórmula:
M.A= Média Anual
M.a>ou=6,0 (aluno aprovado)
M.a<6,0 (aluno reprovado)
Vemos que na avaliação deverão ser considerados os resultados obtidos durante o período letivo, num processo contínuo cujo resultado final venha a incorporá-los,expressando a totalidade do aproveitamento escolar, tomado na sua melhor forma.