Avaliação.

 

GRUPO DE PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL ELEODORO ÉBANO PEREIRA ENS. FUND. MÉD. E PROFISSIONAL    

SISMÉDIO – AVALIAÇÃO

A avaliação realmente é o maior desafio do professor. O ato de avaliar implica em julgamento para professores de língua portuguesa e matemática o desafio ainda é maior.  Creio o que dificulta muito é a questão da base, ou seja, o desempenho do histórico escolar do discente. Se desde o ciclo básico esse aluno não consegue atingir satisfatoriamente determinados conteúdos isso se estenderá na sequência de sua vida escolar, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. O currículo contempla os conteúdos básicos que em cada etapa serão aprofundados ou serão aproveitados em outras disciplinas afins. Por isso se ele não apreender os conteúdos de cada etapa de sua vida escolar, vai acumulando deficiências e essas aparecerão infalivelmente em um dado momento. Um exemplo sério que acontece muito na disciplina de Língua Portuguesa é que o aluno não saber ler e interpretar corretamente. E na hora tanto de ministrar o conteúdo da disciplina quanto no momento da avaliação isso se torna um problema. Num sala de aula que possui aproximadamente 30 a 35 alunos, na maioria das vezes, apenas 10 alunos possuem uma excelente base e outros 20 a 25 não possuem a base necessária para avançar. E isso se constata no resultado quando se aplica a avaliação, seja numa prova, num trabalho ou numa produção textual.
Outro item a salientar é quanto à motivação do aluno em querer aprender, valorizar os conteúdos ministrados e estudar para obter um resultado positivo na prova ou produção textual ou mesmo num trabalho em quaisquer que sejam as disciplinas. A falta de interesse dos estudantes e seus genitores em apoiá-los e cobrá-los; a falta de regras e determinação no ambiente de casa para melhorar o desempenho do estudante; a carga horária reduzida; e as extensas listas de conteúdos básicos serem ministradas; as salas de aulas superlotadas e com infraestrutura precária; o número limitado de material didático e de apoio e muitas vezes obsoleto; a desvalorização por parte da sociedade quanto aos profissionais de educação. E ainda contamos com o advento da tecnologia que trouxe avanços significativos, porém percebe-se que houve uma acomodação devida as facilidades que ela oferece. Todos esses itens acima citados são desafios encontrados no campo da avaliação educacional.
No entanto a avaliação consiste em buscar alternativas para melhorar o desempenho tanto do educando quanto a do professor. E nesse intento saber o que o aluno não aprendeu é algo fundamental para que o professor reveja seus métodos e práticas de sala de aula. Também se faz necessária avaliação diagnóstica para detectar possíveis conteúdos que não houve a internalização. Conversar com professores para selecionar os conteúdos importantes de cada ano para dar a sequencia correta na etapa seguinte.
Por isso para se avaliar adequadamente é necessário o uso de vários instrumentos de avaliação e, principalmente, de avaliação continuada permite que o professor acompanhe passo a passo o aprendizado de seus alunos e imprima o ritmo adequado de cumprimento do programa do curso. Antes de avançar, o professor verifica, por avaliações, se a turma está preparada para isso. O professor deve estar disposto e preparado para situações em que não consegue "sinal verde" para avançar. O desafio é buscar formas diferentes de trabalhar o conteúdo e a escola deve exercer a sua responsabilidade de apoiar, principalmente facilitando o trabalho de equipe dos professores. Também é preciso avaliar o discente nas suas diversas formas de agir, muitos têm facilidade na oralidade, outros na escrita. Por isso desafio é buscar formas diferentes de trabalhar o conteúdo e a escola deve exercer a sua responsabilidade de apoiar, principalmente facilitando o trabalho de equipe dos professores.
Outro item é motivar o aluno para que ele se interesse pelo conteúdo que está sendo aplicado. A falta de expectativas do estudante quanto sua vida estudantil é imensa. Temos como clientela jovens imediatistas oriundas do capitalismo e há uma grande ansiedade em querer tudo para o momento. Não consegue digerir que precisa queimar etapas, que estudar requer tempo, persistência, disponibilidade.
Em suma o diferencial na educação é criar mecanismos para trazer o aluno para a escola e fazê-lo sentir a verdadeira importância do conhecimento científico, pois o empírico já traz com ele. A ideia a ser internalizada para esses alunos que o estudo não só será essencial em termos profissionais, mas sim para ter uma vida de qualidade e exercer seus deveres e direitos de cidadãos. Nesse intento é preciso se repensar a forma de avaliar que vem sendo aplicada na escola púbica brasileira. Para obtermos assim uma educação de qualidade para uma sociedade mais justa e igualitária.