Avaliação

Caderno VI
Avaliação
Orientadora Maria Valdeny Ferreira Gomes
Helenice Taborda Folador
Janete Sebben
Josiane da Silva Dias
Juceli Zimmermann
Karen Reck
Kelly Moreira
Após ter visto alguns dados nacionais sobre as taxas de rendimento, procure levantar os dados de sua escola e, sobre eles, observe os seguintes questionamentos:
Rendimento Escolar na Escola Centro Est Educ Profis Pedro B Neto
1.  Quais são os dados de rendimento de sua escola?
De acordo com o texto, os dados de rendimento abrangem as taxas de aprovação, as taxas de reprovação e as taxas de abandono. Nossa escola apresenta os seguintes dados:
Aprovação
2007        2008      2009      2010      2011      2012     2013
82,5 %     86,6%    89,7%    87,2%     91,8%     92%      90,6%
Reprovação
14,2%       13%       9,9%       11,7%    7,4%      7,3%       8,8%
Abandono
3,3%       0,4 %       0,4%       1,1%      0,8%      0,7%      0,6%

2. O que esses dados lhes revelam?
Considerando os dados de aprovação:
Percebe-se que nossa Escola têm um índice de aprovação 20% acima da média  nacional.
Considerando os dados de reprovação:
Percebe-se que nossa Escola têm um índice de reprovação que varia entre 2.9% a 10.4% abaixo da média nacional, onde em 2007 o índice de reprovação foi 2.9% abaixo da média nacional e em 2012 chegou a 10.4% abaixo do índice nacional.
Considerando os dados de abandono (Evasão Escolar):
Percebe-se que nossa Escola têm um índice de evasão escolar que varia entre 12.4% a 17.2% abaixo da média nacional. Observou-se que houve uma queda acentuada nos índices de abandono escolar, tanto na esfera nacional (em 2007, 18,1% e 2012, 13,1%), quanto da nossa Escola (em 2007, 3.3% e  2012 0.7%).
 
3. Como esses dados são discutidos entre os professores?
No início do ano, na Semana Pedagógica são apresentados os Dados de Rendimento da Escola (taxas de aprovação; taxas de reprovação e as taxas de abandono). A partir da análise e discussão dos dados, a equipe composta por pedagogos e docentes elabora um Plano de Combate à Evasão Escolar e melhoria do Processo Ensino-aprendizagem.
Até agora, as ações que foram definidas e desenvolvidas no referido Plano, foram:
-  Reuniões Pedagógicas;
- Conselho de Classe Participativo;
- Elaboração do Plano de Trabalho Docente Integrador (PTD);
- Apresentação do Curso, para auxílio na escolha dos alunos, no início do Semestre;
- Parceria com Instituições de Ensino Superior (UNIOESTE, FAG, etc) no desenvolvimento de Projetos pedagógicos, que reforçam e complementam o processo de aprendizagem;
- Projetos Permanentes, como: EXPOCEEP (Exposição de Trabalhos de Iniciação Científica e Pesquisa Escolar); Concurso de Oratória; Atividades Culturais (teatro, dança, painéis de temáticas diversas); Visitas Técnicas; Palestras com temas diversos e atuais.