AVALIAÇÃO

TEMÁTICA 6- AVALIAÇÃO

A AVALIAÇÃO POSSUI TRËS DIMENSÕES AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO EXTERNA. A PRIMEIRA DEVE ASSUMIR CARÁTER EDUCATIVO, VIABILIZANDO AO ESTUDANTE A CONDIÇÃO DE ANALISAR SEU PERCURSO E AO PROFESSOR E À ESCOLA IDENTIFICAR DIFICULDADES E POTENCIALIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS. A SEGUNDA DEVE SER REALIZADA A APARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA, ASSIM COMO DOS PLANOS DE TRABALHO E DE ENSINO QUE DEVEM SER AVALIADOS, DE MANEIRA QUE A INSTITUIÇÃO POSSA ANALISAR SEUS AVANÇOS E LOCALIZAR ASPECTOS QUE MERECEM REORIENTAÇÃO. JÁ A AVALIAÇÃO EXTERNA DE ESCOLAS E REDES DE ENSINO É RESPONSABILIDADE DO ESTADO.

POR ASSIM SER, A AVALIAÇÃO DEVE SER PERCEBIDA COMO PARTE INTEGRANTE DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COM  FUNÇÕES DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA.

PORÉM, NA NOSSA SOCIEDADE, OS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DE APRENDIZAGEM REFORÇAM UMA CULTURA DE AVALIAÇÃO QUE VISA A MAIS "PREMIAR E PUNIR" INTENSIFICAR PROCESSOS DE INDIVIDUALIZAÇÃO E COMPETIÇÃO.

CONVÉM RESSALTAR, ENTÃO, QUE A AVALIAÇÃO DEVE SER UM RECURSO PARA COMPREENSÃO DO FENÖMENO EDUCAIONAL, DEVE ESTAR PAUTADA NA PERSPECTIVA DE UM ENSINO VOLTADO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, DA CIDADANIA, DA SOLIDARIEDADE, DA IDENTIDADE NACIONAL E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL.

POR FIM, A AVALIAÇÃO DEVE TER COMO OBJETIVO O SUCESSO DE TODOS OS ALUNOS, OU SEJA, CADA CONHECIMENTO, COMPETËNCIA OU HABILIDADE DEVEM SER ATINGIDOS POR CADA UM DOS ALUNOS.