Avaliação

Colégio Estadual Jardim Consolata Ensino Fundamental e Médio. Cascavel

Pensar em avaliação nos leva a refletir em diferentes metodologias, concepções e contextos nos quais pode estar inserida. A avaliação educacional é feita através de situações de aprendizagem, buscando aquisição de novo conhecimento, atitudes ou habilidades. Podemos citar três tendências de avaliação: diagnóstica, quando realizada antes da tomada de uma decisão; classificatória, onde a metodologia de ensino é centrada na reprodução do conteúdo e na aquisição de habilidades, onde a preocupação maior é a reprodução do conhecimento e não a sua reconstrução; e processual, onde é analisado as atitudes do estudante ao executar uma tarefa de avaliação, avaliando o processo de aprendizagem e diagnosticando aspectos a serem melhorados  e intervir na prática pedagógica e nos fatores que interferem na reconstrução e no aprimoramento do conhecimento.
Alguns são os desafios enfrentados por professores no que se refere a avaliação, como por exemplo: proporcionar ao aluno uma quantidade elevada de avaliações, em tempo curto, como nos sistemas de avaliações bimestrais; ofertar a recuperação paralela das mesmas com revisão do conteúdo, podendo desmotivar o educando que já aprendeu, percebe-se  a falta de interesse por parte de alguns alunos em se apropriar do  conteúdo e diminuindo o tempo para a aprendizagem de novos conteúdos. São vários os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores do ensino médio, por exemplo: prova escrita, seminários, apresentação de trabalhos teórico e práticos, participações orais e outros, porém observa-se falta de dedicação e organização na execução dos mesmos, as vezes até por falta de orientação e motivação por parte dos pais e professores. Alunos que não se apropriaram dos conteúdos básicos no ano correto, tem dificuldades na aquisição de novos conteúdos, principalmente quando os conteúdos são pré requisitos para a aprendizagem de outros conteúdos. Por outro lado, atualmente, são muitos os atrativos que envolvem as nossas crianças e adolescentes, os quais proporcionam ações e diversões sem que precisem refletir sobre as mesmas, podemos citar a televisão, computadores, celulares com vários atrativos, e que podem ser carregados para qualquer lugar e ainda com alto poder de comunicação e informações, que em muitos casos não são educativas, muito pelo contrário, por outro lado temos na sala de aula o quadro de giz e o giz. No entanto muitos professores já utilizam alguns desses instrumentos mais atrativos no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos, porém nem sempre surtem o efeito desejado, pois a aquisição dos conteúdos exigem do educando observação, reflexão e análise, independente dos recursos e instrumentos utilizados na avaliação.