Dando início a nossa reflexão sobre avaliação, temos que voltar e ter bem claro o objetivo da escola e a razão para o educando frequenta-la, pois assim conseguiremos estabelecer parâmetros para que possamos fazer uma avaliação objetiva e que permita-nos diagnosticar dificuldades e problemas a serem sanados, no entanto, temos que levar em consideração situações em que não temos gerencia sobre as ações de melhorias quais estão na mão de pessoas preocupadas apenas com estatística, por exemplo: o grande número de alunos em sala de aula a falta de suporte no acompanhamento aos alunos, falta de infraestrutura entre outras.
De acordo com o PPP do col. Est. Olivo Fracaro a concepção de avaliação é. A avaliação deve ser continua e cumulativa, tendo como objetivo atingir o aprendizado dos alunos bem como diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento pelo aluno.
Quanto aos dados e taxas de rendimento de nossa escola.
Fundamental: aprovação 70%; reprovação 17%; desistência 1% e transferido 12%
Ensino Médio: aprovação 75%; reprovação 13%; desistência 2,5% e transferido 9,5%
Esses dados tem nos mostrado a necessidade de desenvolver atividades que envolvam cada vez mais os alunos, tornando-os sujeitos na construção do seu conhecimento.
O professor tem utilizado como instrumento de avaliação: provas escritas, trabalhos de pesquisa, seminários e debates e não usar menos de três instrumentos avaliativos por bimestre, e sempre que possível diversificar as formas de avaliação, adaptando quando for necessário, onde as notas são somatórias, buscando valorizar o desempenho do aluno em diferentes situações.