18/11/2014
TEMÁTICA VI - A AVALIAÇÃO
PROF. LESSANDRA DE OLIVEIRA ROSA
A educação brasileira e mundial é composta de várias ferramentas, procedimentos e ações que norteiam e servem de parâmetros para que se tenha sucesso na aprendizagem. Uma das ferramentas mais importantes e de maior relevância na educação é a avaliação. É ela que possibilita diagnosticar o nível da aprendizagem, suas dificuldades, as possibilidades de avanço, os entraves e assim por diante. Através da avaliação é possível também medir qualitativamente a educação, posicionando a escola com outras, revelando o desempenho dos alunos.
Ainda não podemos dizer que a avaliação está sendo compreendida no seu contexto mais significativo, que cumpre o seu papel social e promove os diagnósticos necessários ao bom andamento da educação. Pelo lado dos alunos, eles estão longe de associar a avaliação como sendo um aliado seu no processo, onde através da mesma pode-se ter um raio x do seu crescimento educacional. É a avaliação que tem condições de dizer em que patamar o aluno se encontra. Através dela é possível o aluno se auto situar, prestando mais atenção nos pontos em que demonstra maior dificuldade. Ao contrário disso, o aluno vê a avaliação como castigo, quer se livrar logo dela, faz por obrigação, sendo que a nota tem importância maior que o resultado por ele obtido e que a aquisição do conhecimento.
Pelo lado da escola, dos professores, a avaliação também é difícil de ser aplicada, seguindo o seu propósito mais puro. Ao ser aplicada, a avaliação precisa ser monitorada e controlada, pois os alunos em muitos casos usam artimanhas e procedimentos para burlar o processo avaliativo, pois a nota tem importância maior que o aprendizado. Por esse motivo, e também pelo fato da indisciplina dos alunos, a avaliação fica sendo uma ferramenta muito mais de controle do que de diagnóstico.
Há ainda outros problemas, como os órgãos governamentais, que pregam uma avaliação diagnóstica, onde deve ser levada em conta a participação do aluno, o seu saber natural, ou seja, uma avaliação bem leve, sem complicar a vida estudantil do aluno, para que o mesmo não se desestimule; porém, cobram resultados nas avaliações nacionais, onde as provas são elaboradas com um nível que ás vezes a escola não consegue implantar.
A importância da avaliação é tamanha que urge uma mudança radical na sua abordagem. Porém, diante de uma contexto em que se encontra o país, frente às dificuldades e os desafios sociais, econômicos, e outros, há a necessidade de uma mudança em todo o organismo educacional, com politicas públicas melhoradas, com qualificação profissional de qualidade, com incentivos aos alunos, com legislações mais firmes que combatam a indisciplina, enfim, a avaliação não está isolada. Depende de uma série de fatores externos que implicam diretamente em sua eficácia.