Avaliar, significa ação provocativa do professor desafiando o educando a refletir sobre situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-o a um saber enriquecido, acompanhando o “vir a ser”, favorecendo ações educativas para novas descobertas. A avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo vinculando-a a ideia de qualidade. Não há como evitar a necessidade de avaliação de conhecimentos, muito embora se possa torná-la eficaz naquilo que se propõe: a melhora de todo o processo educativo. Avaliar qualitativamente significa um julgamento mais global e intenso, no qual o aluno é observado como um ser integral, colocado em determinada situação relacionada às expectativas do professor e também dele mesmo. Avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem. Avaliar portanto, é interpretar o percurso de vida do aluno durante o qual ocorrem mudanças em múltiplas dimensões. É acompanhar para promover o processo de construção do conhecimento do educando. As avaliações em larga escala podem contribuir para fornecer informações sobre nível do conhecimento sistematizado dos grupos de alunos em diferentes anos escolares, em momentos específicos, e a sua evolução no decorrer da sua escolarização. As avaliações, em sua grande maioria, fornecem, também, informações com base em questionários sócio contextuais, culturais e clima escolar que são aplicados a alunos, professores e diretores, e, com base nestes dados, procura-se explicar o desempenho dos alunos.
Tanto as avaliações internas como a externa precisam estar na pauta das discussões das escolas, pois objetivam diagnosticar as possíveis insuficiências na aprendizagem dos estudantes, assim como direcionar as ações pedagógicas, administrativas e financeiras com o intuito de melhorar a qualidade do ensino no País. Além disso, um programa de avaliação pode gerar condições para que a escola, pela reflexão coletiva sobre o sentido desta prática e de seus resultados, e pela análise da realidade onde está inserida, garanta uma compreensão maior do processo que realiza para acertar o seu norte e ampliar seus horizontes. Acredita-se que a prática avaliativa exige, então, daqueles que se dispõe a enfrentá-la, um processo de constante reflexão crítica acerca daquilo que realiza.