ATIVIDADES: REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO 1 (EQUIPE PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO) -COLÉGIO ESTADUAL GRATULINO DE FREITAS
COLÉGIO ESTADUAL GRATULINO DE FREITAS ENSINO MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL.
GRUPO DE ESTUDO – PARTICIPAÇÃO: Jorgete Maria Zewe Gemin(Orientadora); professores:Alex, Alessandra, Marilene, Jael, Sheyla, Jaqueline, Gabrielle, Beatriz, Célio, Liliana, Suzi, Laura e Rubens
ATIVIDADE 1 – CADERNO 1
Formação dos Professores
O professor vem de uma formação acadêmica que ainda está calcada no sistema fordista/taylorista e que, por isso mesmo, tem seu ensino fragmentado em disciplinas, em departamentos, não dando a ele condições de reconhecer o processo educacional como um todo e por essa razão quando vem para atuar na escola traz consigo essa visão de que a educação é setorizada, dividida em matérias, disciplinas, em blocos, em currículos. Isso torna o trabalho interdisciplinar, transdisciplinar cada vez mais difícil. A formação continuada também ocorre de forma fragmentada, pois isso é cultural e assim é difícil quebrar o paradigma do trabalho disciplinar. Até mesmo para as disciplinas de filosofia e sociologia cujas propostas são aglutinadoras, ou seja, buscam dar maior sentido às outras disciplinas, conforme é indicado pelos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN) é difícil.
Importante lembrar que, nascemos interdisciplinar mas, a escola nos torna seres disciplinares. Quando resolvemos problemas cotidianos lançamos mão de todo o arcabouço de saberes que possuímos, não pensamos disciplinarmente, logo, se a escola estivesse mais voltada a resolução de necessidades sociais que se fazem presentes no cotidiano, os conhecimentos atenderiam a real construção do saber.
Dentro da discussão elaborada pelo grupo destacamos alguns desafios que permanecem no Ensino Médio:
Possibilidade de explicação – Não podemos nos esquecer que fomos formados partindo da divisão das disciplinas, pensamos as disciplinas e conteúdo de forma disciplinar, sendo assim nós que estamos na prática precisamos repensar nossa forma de entender e ensinar os conteúdos, mas os professores que estão sendo formados precisam estar em sua formação superior, pensando e entendendo conteúdos e disciplinas de outra forma. Diria mais da Educação Infantil ao Ensino Superior é necessário pensarmos, entendermos e ensinarmos de outra forma.
2 - Acesso e Permanência – A legislação e financiamento abrem a possibilidade de acesso de quase 100% dos alunos, mas não garantimos o sucesso, ou seja, permanência e do curso. Penso que isso ocorre por vários motivos, mas a qualidade no ensino fundamental tem barrado o sucesso do aluno no ensino médio. Também a falta de finalidade ou utilidade da formação média, principalmente para o aluno que não almeja o ensino superior é um fator de desestímulo para superar as dificuldades e concluir o curso.
3 – Pensar o ensino profissionalizante como formador de cidadão e não apenas de profissionais a serviço do mercado e da economia.
4 – Substituir a racionalidade econômica, presente nas orientações anteriores por formação humana e cidadã.
5 – Perceber os resquícios e permanências do tecnicismo, fordismo, entre outros, em nossa educação. Não ser “enganado” por eles. Ter consciência que o ensino médio deve ser formação de cidadão não luta de classes.
6 – Professor ter claro o que é ser cidadão e cidadania.
7 – Professor se perceber como classe trabalhadora e não como elite.
8 – Vencer a ainda presente dualidade no ensino profissionalizante – currículos empobrecidos.
9 – Imprimir qualidade a todo o ensino fundamental para que os alunos cheguem bem no ensino médio, garantindo assim permanência/sucesso.
10 – Qualidade – Hoje não existem mais os exames admissionais, mas a qualidade do ensino fundamental e médio público limitam o acesso dos alunos ao ensino superior público.
ATIVIDADE 2 – CADERNO 1
De acordo com a atividade realizada pela professora Alessandra que já trabalhou no setor administrativo da nossa escola por mais de um ano, participou da elaboração das matrículas no final do ano de 2013, onde pode constatar que mais da metade de nossos alunos declararam que a renda mensal da família é de apenas um salário mínimo por mês, além de muitos desempregados. Quando foi perguntado sobre a situação da residência onde moram, muitos responderam que moram em casa cedida, como caseiros.
No momento a professora está atuando em sala de aula, fez um levantamento com uma turma do primeiro ano do Curso de Formação de Docentes com trinta e cinco alunos ativos, onde ficou surpresa em saber que mais da metade nunca foi a um cinema e apenas um aluno já foi a um teatro. Pois aparentemente para a maioria dos alunos, cultura é algo desnecessário.
Perguntando quantos alunos faziam alguma atividade como inglês, música, natação, etc. Dois alunos responderam que fazem jiu jitsu. Pedindo para que eles justificassem o desinteresse pelas atividades, a maioria respondeu que até queriam, mais é muito caro e os pais não podem pagar.
Um ponto positivo é a idade escolar dos mesmos, estão praticamente todos na faixa etária correta; todos moram com a família; 50% deles participam de instituições religiosas; a maioria gosta de estudar e passam o tempo livre navegando na internet.
Quando perguntado o que pretendem fazer após a conclusão do Ensino Médio, as respostas foram divididas entre só cursar uma faculdade, cursar uma faculdade e trabalhar e só trabalhar.
Através desse questionamento realizado pela professora surgiu a necessidade de elaborar um questionário socioeconômico de todos alunos matriculados no nosso estabelecimento de ensino, dessa forma foi aplicado uma questionário sócioeducativo com todas as turmas do colégio, conforme link:
https://docs.google.com/forms/d/1vKDdLJiXODymxDWwEr19GnApomIIBUyq0zkNgsqZZjs/viewform
Os resultados obtidos foram apresentados ao grupo que foram analisados e discutidos.
ATIVIDADE 3 – CADERNO 1
Durante as discussões entendemos que os princípios não estão claros para nós professores e que é necessário que reflitamos sobre, para compreende-los e lançar mão dos mesmos em nossa prática e constatar o que já realizamos e não tínhamos consciência deles.
Dentro disso resolvemos realizar um debate com as turmas do Ensino Médio do nosso estabelecimento sobre os Princípios que fundamentam as DCNEM. Questionando sobre a articulação da educação escolar com o mundo do trabalho e a prática social.
ATIVIDADE 4 – CADERNO 1
É inevitável dizer, principalmente depois de discutirmos os desafios e dificuldades apresentados no texto deste caderno e na experiência que trazemos do nosso dia a dia, que, para chegarmos à universalização do ensino médio é fundamental que todos, governo, povo e principalmente profissionais da educação acreditem no ensino médio, não do ponto de vista formativo mas como a esperança de futuro de conquistas e avanços para o País, desta forma fica mais coerente e real pensarmos em; formação para os professores desde o ensino fundamental, investimentos em infra-estrutura (ter ferramentas atuais e eficazes), melhoria do ambiente escolar( físico e social) e valorização de TODOS os envolvidos neste contexto.Tudo isso depende de políticas publicas e o engajamento de toda a sociedade, sou otimista e acho que todo este processo já começou, mesmo reconhecendo que ainda falta muito para chegarmos onde queremos e merecemos.
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