Nucleo Regional de Francisco Beltrão
Colegio Estadual de Renascença
Eulice Barato Laitartte
Quando se pensa em ensino aprendizagem é necessário lembrar que muitos fatores envolvem o âmbito escolar, interno quanto externo. Ao se estabelecer relação entre finalidade do currículo com a função da escola no desenvolvimento do intelecto dos educandos, pensa-se que o currículo é como uma espinha dorsal do trabalho pedagógico de modo informal e formal, onde esses conhecimentos devem explicar, bem como relacionar-se com o cotidiano, procurando contextualizar os conteúdos científicos com a pratica quando possível e necessário, buscando a integração entre os sujeitos com suas ações e reações tanto no presente quanto no passado, proporcionando uma autonomia intelectual para as condições futuras partindo de um eixo comum, sendo trabalho, ciência, tecnologia e cultura, integrando e atribuindo novos sentidos ao papel da função escolar.
È de suma importância conhecer e reconhecer o perfil social, cultural e afetivo dos jovens afastando as representações negativas, através do dialogar sobre temas relevantes aos estudantes, bem como ouvi-los, seus interesses e expectativas, cabe ao professor contextualizar os conteúdos com seu mundo, relacionar com projetos de vida; fazendo uso de uma metodologia de roda de conversa com os jovens.
O grande desafio para o ensino médio é construir a travessia na reconhecendo os limites impostos pela sociedade. Sobre a responsabilidade do estado e com qualidade socialmente tendo como eixo estruturante o trabalho a ciência a tecnologia e a cultura. Ambos voltados na formação humana integral implicam em rever competência técnica e compromisso ético, que se revelem em uma atuação profissional pautada pelas transformações sociais, políticas e culturais na edificação de uma sociedade mais justa e igualitária. Atualmente a educação se envolve em varias questões uma delas é da educação nutricional que deve ser pensada de forma e modo integrado com o currículo voltado para um sistema justo de base na agroecologia e sustentável de produção, extração, bem como no processo de distribuição de alimentos, articulados aos direitos humanos e a segurança alimentar e nutricional.
Para haver uma formação humana integração necessita de envolver as dimensões da educação em que sempre aproveitando os conhecimentos antigos juntamente com as novas tendências tecnológicas. Possibilitando o uso do contexto, social e histórico com o intuito de possíveis descobertas e aprimoramento dos seus conhecimentos.
Após ter assistido o filme PONTO DE MUTAÇAO, surgiu idéias de se trabalhar com os educandos. Partindo de pesquisa da resenha do filme, fazer uma analise e questionamento, para uma melhor compreensão do tema, decidiu-se fazer um debate com os alunos sobre a importância e a necessidade de se ter uma boa alimentação, partindo da produção, industrialização e comercio, levando á uma sobrevivência com dignidade facilitando assim a assimilação dos fatores culturais, tecnológicos, ciência e trabalho que envolvem uma alimentação adequada e sustentável aos dias atuais. A escola é uma das esferas públicas que ainda busca a realização da plenitude da liberdade e da dignidade humana com a questão democrática em um processo de construção social, que envolve o todo de seus participantes, sendo diretores, professores, funcionários, pais e alunos, num processo de trabalho e cooperação coletiva.
Observa-se que em diversas situações se busca um processo de construção democrática, na esfera escolar, mas que nem sempre esse processo tem êxito, por motivos de contradições de idéias e falta de bom senso nas tomadas das decisões, para colaborar e garantir que a gestão será democrática, existe o conselho escolar, que tem papel fundamental na construção desse processo no âmbito escolar, juntamente com o Grêmio Estudantil, professores, pais e funcionários. Lembrando que é na escola que iniciamos um processo de formação democrática começando pelo professor em ministrar suas aulas promovendo a auto-organização dos estudantes, ampliando a capacidade humana e construindo a democracia e o espírito colaborativos entre os discentes.
Há muitos fatores que causam o fracasso escolar um deles é a grande diversidade de sujeitos presentes na escola, outro é a rotatividade de alunos e professores que quebra a sequencia do trabalho e do ritmo de aprendizagem.
Pensando na concepção de avaliação é de que será diagnostica e tendo função básica de levar o professor a observar os alunos, mediando e interagindo de modo sistemático e individualizado. Sendo que a avaliação é uma pratica intrínseca no processo de ensino aprendizagem é continua, cumulativa e processual de vendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características deste no conjunto dos componentes curriculares. A avaliação deve ser realizada em função dos conteúdos utilizando métodos e instrumentos diversificados, porem coerentes com as concepções e finalidades educativas.
No final de cada ano letivo reúne-se o conselho de classe para definir a situação individual de cada aluno sobre o processo ensino aprendizagem. Durante o ano letivo acontece reunião do colegiado da escola para analisar e discutir sobre os resultados dos dados obtidos das avaliações externas quanto as taxas de rendimentos da escola dentro das metas estabelecidas pelo MEC. Tendo como objetivo de traçar novas metas a fim de superar as lacunas verificadas nas avaliações. Quanto as avaliações externas são sempre apresentadas, discutidas e analisadas no conjunto objetivando refletir e verificar as dificuldades procurando ofertar ao aluno esclarecimento e adequações para que haja superação nas defasagens apresentadas.