Na cultura pode-se perceber que Van Gogh relata o trabalho de vários artistas pintores, de nacionalidades diferentes e consequentemente de culturas diferentes e em consequência desta situação usam materiais diferentes, ciência e tecnologia. Destaca o trabalho de carpinteiro e dos pintores ao qual podemos fazer uma relação direta com a cultura, ciência e tecnologia. Como exemplo podemos citar a cultura de um local gera determinado conhecimento e necessidade, os quais geram trabalho e tecnologia. Verificamos a dimensão da ciência e da tecnologia no texto, na relação que o autor faz com os instrumentos utilizados pelos pintores, como, lápis de carpinteiro, lápis Faber de diversos tipos, carvão. Pontuando ainda a necessidade de inventar uma boa pena para se trabalhar ao ar livre.
Ele poderia ser incorporado as aulas na mesma forma que nos foi apresentado, em forma de carta, contextualizando o autor, a época que viveu e trabalhando a relação da cultura, trabalho, ciência e tecnologia ao longo da história, para que os alunos se percebam como sujeitos da mesma e que todas as áreas são indissociáveis.
Esta atividade se incorpora a prática de nossa escola que é de ensino técnico e que forma para o mundo do trabalho, com a proposta de formar integralmente o aluno, ou seja, possibilitar a aprendizagem de todas as áreas do conhecimento.