ATIVIDADE NA UFF PARA ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL PROF. ALCINA RODRIGUES LIMA

Realizada no último dia 17, a atividade teve como objetivo fazer com que os alunos do segundo ano do Colégio Alcina Rodrigues, parceiro do portal do Ensino Médio EMDiálogo, conhecessem as instalações e dinâmicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e tirassem dúvidas sobre os espaços e funcionamento da rotina universitária. Esta atividade teve como objetivo tornar visível o espaço universitário e transformá-lo em um campo de possibilidades na trajetória destes estudantes.
A visita guiada foi realizada por bolsistas do Observatório Jovem com acompanhamento da professora Elenise, que leciona matemática e mídia para os alunos do colégio. Dezoito alunos foram levados a conhecer a biblioteca da universidade, blocos, espaços livres, a almoçar no restaurante universitário e assistir ao documentário “Pro dia nascer feliz”, de João Jardim. Depois da sessão do filme, que trata do cotidiano de adolescentes do ensino médio na escola, foi desenvolvido um debate com os alunos para que refletissem e relacionassem o filme com a sua própria realidade escolar. A dinâmica, que fez parte de uma série de oficinas realizadas pelo EMDiálogo, terminou com um lanche da tarde para os alunos oferecido pela Universidade.
Em um momento posterior, foi realizada uma avaliação com os jovens sobre a experiência. O que se pôde notar foi uma diferença de perspectiva dos estudantes com relação à instituição. Alguns já planejavam ingresso no pré-vestibular e faziam outros planos, demonstrando conhecimento e interesse também pelos espaços de recreação e sociabilidade oferecidos.

Flávia Amurillo,
Equipe EMDiálogo