Colégio Estadual Professora Carmelita de Souza Dias
Ao abordar com os alunos a análise da revista estaremos desenvolvendo traços culturais presentes no cotidiano da sociedade, a qual, muitas vezes, acaba sendo influenciada pela classe dominante, que através da cultura dita as regras e normas de seu padrão de vida (ideologia).
Neste contexto poderemos estar fazendo uma atividade interdisciplinar com os alunos, pois os mesmos poderão realizar múltiplas análises em relação a realidade apresentada na revista em relação ao seu cotidiano.
Após feito os levantamentos poderíamos estar utilizando, nas disciplinas de português, arte, história, sociologia e outras afins, como meios de desenvolver uma revista como forma de demonstrar os resultados alcançados através do estudo realizado.
Os alunos desenvolverão atividades (referentes a revista), seguindo como base o tema “o ideal estético”, no qual deverá constar uma análise da realidade de seu bairro, demonstrando, não somente a questão visual desta concepção, mas também, assuntos relacionados a economia, consumo, opiniões dos jovens, esporte e lazer, enfim, como o jovem se vê em seu mundo, como coloca a aparência enquanto referência de status.
Após a realização da revista os alunos poderão estar realizando uma palestra com outras turmas e assim desmistificar os estereótipos que envolvem a questão de um “modelo ideal de estética”, pois o mesmo pode acabar gerando preconceitos e discriminação entre os adolescentes e através desse projeto, tais problemas poderão ser amenizados no interior da escola.