Prática social
Leitura e discussão do texto: “LIGAÇÕES CLANDESTINAS CAUSAM RISCO DE INCÊNDIOS” (caderno 4).
Problematização
Reflexão com os alunos sobre o fato de que este é um problema é socioeconômico, pois as comunidades se instalam em terrenos sem infra-estrutura, consequentemente geram vários problemas, como falta de saneamento básico, falta de energia e consequentemente geram instalações ilegais, as quais podem trazer vários riscos para a vida de muitos nessas comunidades. Também serão tratados de assuntos sobre prevenção de acidentes, riscos da ocupação irregular, dados estatísticos relacionados aos acidentes com eletricidade em ocupações irregulares no Brasil. Também serão discutidos as questões relacionadas ao lugar onde vivem: Paisagem natural do local fontes de energia.
Instrumentalização
Disciplinas e conteúdos envolvidos:
Geografia (Planejamento Urbano, Zoneamento Urbano, Segregação Socioespacial, Problemas Socioambientais Urbanos;
Física ( Cálculo de energia consumida por aparelhos nas residências, Sobre Carga nas redes elétricas);
Matemática (Estatística);
Sociologia ( Desigualdades sociais: estamentos, castas, classes sociais, Organização do trabalho nas sociedades capitalistas e suas contradições).
Catarse
Produção de maquete da comunidade estudada, com a apresentação de um planejamento urbano, contendo possíveis formas de amenizar o problema. A apresentação da maquete possibilitará uma conscientização/mobilização dos alunos e da comunidade envolvida. Mostra de fotografias feitas pelos alunos focando a realidade da comunidade, como forma dos mesmos se identificarem com o objeto de estudo em questão e contribuir para o desenvolvimento do “olhar crítico” dos diferentes problemas socioambientais que as ocupações irregulares trazem e também a reflexão sobre outros problemas sociais envolvidos.
Prática social
Orientar os alunos sobre os riscos que essa atividade traz para a comunidade local. Atuar junto aos líderes comunitários para que os mesmos possam buscar junto ao poder público possíveis soluções ou formas de amenizar os problemas em questão.
Fonte:
Professores Col. Est. Pe. Silvestre Kandora