TÍTULO: Ciências Humanas - Caderno II - Atividade II - Cápsula do Tempo
Pacto - Colégio Estadual Rocha Pombo - EFM - Morretes - Paraná
Ana Cristina Cassilha
Elsa Damas Ribeiro Martins
Jó Gonçalves
Leila Bonzatto
Luiza Maria Wicthoffet Machado
Maria Alice Mansur Smaka
Neimar Proença Oliveira
Paula Célia Lirani
Renata Karine Wistuba
Rosa Lucia da Silva
Silvia Souza Reis
Tamires Cristine Ramos Teixeira
Reflexão e Ação:
De acordo com o CADERNO II – Ciências Humanas, o grupo optou pela atividade em que os alunos irão expressar através de instrumentos diferenciados “Quais são os seus valores atuais, seus planos para o futuro e uma projeção para daqui dez anos”, tendo em vista o uso massificado da tecnologia digital, sugere-se o uso de depoimentos em forma de vídeos ou áudios, também com a possibilidade convencional do texto escrito. A opção por está atividade foi pelo fato que vem de encontro com a proposta do PACTO, que visa o reconhecimento dos sujeitos envolvidos no contexto escolar por meio de atitudes humanizadoras que levam o individuo a contextualizar em seu meio social.
Para a execução da proposta optou-se por meio de um material cinematográfico que ilustra uma ação similar. O filme – No olho do tornado, que será exibido para os alunos como motivador e sensibilizador para fazer a atividade.
A partir da apreciação do filme, o professor mediará um debate de leitura estética e contextualização de uma experiência vivenciada na região, no ano de 2011, lembrando como o “11 de março”, dia em que este município passou por uma enchente que trouxe grandes danos e perdas.
Esta proposta será aplicada nas 1ª Séries do Ensino Médio do Colégio Estadual Rocha Pombo, dos períodos matutino e noturno, com a elaboração de um material em vídeo, áudio, de até 2 minutos ou texto com a reflexão sobre os seus valores atuais e planos para o futuro, e como se imaginam daqui a dois anos e meio. as turmas serão distribuídas entre os professores proponentes que terão a responsabilidade de aplicar a atividade e compartilhar com o grupo de participantes do curso, os casos relevantes e os demais casos, através de estatística.
No prazo de 02 anos e meio foi estabelecido para que no final deste período seja retomado, revisto e relido pelos autores deste processo, com data a ser estipulada, pois entende-se que deverá ser um evento de confraternização e troca de experiências.
A aplicação desta atividade vem reforçar a necessidade de que o nosso aluno possa despertar o interesse para a reflexão de perspectivas futuras, podendo assim sair do imediatismo e com isso perceber que é possível refletir, conscientizar-se que as possibilidades são muitas e nem sempre as esperadas.