ATIVIDADE FINAL REALIZADA PELOS PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA TEKO ÑEMOINGO.
TRABALHO REALIZADO PELOS PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA TEKO ÑEOINGO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
Umas com um espaço mais amplo e outras com o espaço limitado ao extremo. Assim são a escolas. No caso das indígenas, quase todas têm a mesma arquitetura, mas, ainda se tornam diferentes delas mesmas porque umas tem mais alunos, outras menos, e conforme a região o espaço não é bem planejado para o clima, cultura, entre outras questões. Da mesma forma que os estudantes precisam de um lugar apropriado para o estudo, nós professores também necessitamos de um espaço próprio para o planejamento das aulas. Além de higiênico, deve ser arejado, admitir acesso à internet, contar com apoio de material didático, precisa excepcionalmente ser tranquilo, propício à concentração, e principalmente, devem sim ser impostas regras de boa conduta de todos os profissionais, pois, assim como nossos alunos, cada qual tem suas limitações de conseguir ou não realizar atividades escutando uma música ou conversando com o colega.
Hoje todo mundo sabe que não somos iguais. Demo-nos conta da diversidade e da pluralidade humana na sociedade, na família, nas religiões, na política, na educação em todos os campos dos saberes humanos. É preciso que tenhamos sensibilidade às diferentes subjetividades que estão sendo produzidas, constantemente, ao nosso redor. É preciso que estejamos atentos que estamos vivendo em uma sociedade plural. Este reconhecimento da diversidade pode nos custar um preço, mas precisamos estar dispostos a nos compreender, a nos respeitar e a viver solidariamente como somos.Conceber a diversidade de cada cidadão é vinculá-lo como um sujeito de direitos na sociedade, e por meio da justiça social proporcionar o direito a cidadania, não apenas das pessoas que consideramos marginalizadas mas também daquelas que atualmente são consideradas fora de um padrão estabelecido por uma sociedade etnocêntrica.
Referente aos problemas que devem ser dados uma maior atenção, seria a falta de envolvimento da família na escola, deixando a desejar na cobrança pelo estudo e pelos afazeres das lições de casa, e devolução de material emprestados pela escola. E sem esse comprometimento a evasão acontece, outro fator que contribui é o casamento muito cedo, e a gravidez na adolescência. Volta-se então o fato da diversidade cultural, onde a adequação da escola ainda deixa a desejar como; uma sala adequada de informática, uma biblioteca com bibliotecária, a implantação de uma creche, para melhor rendimento das mães em sala de aula, e também como incentivo maior para retornar a escola. Acontece muito aqui em nossa aldeia a dificuldade que os alunos que já tem família, filhos, sendo assim tem que largar ou faltar alguns dias na escola para que possam trabalhar para conseguir algum dinheiro para ajudar em casa.
Encontramos muitos desafios na organização do trabalho escolar referente à pluralidade e a diversidade; apesar de todos os nossos alunos fazerem parte da mesma cultura (cultura indígena Guarani) já houve situações em que alunos desistiram porque sofriam preconceito no que se refere a sexualidade, ao modo de se vestir ou por conta de alguma deficiência. Nós professores enfrentamos muitas dificuldades, porque em sala de aula trabalhamos temas como homossexualismo, diferenciados contextos sociais e deficiências, porém, o preconceito e a discriminação continuam fazendo com que muitos jovens se rendam a falta de respeito de outros e desistam dos estudos.
No que se refere aos problemas que devem ser resolvidos na escola professores e alunos destacaram: um envolvimento maior da família na escola; uma sala de informática bem estruturada; uma biblioteca com mais livros literários e ainda a compreensão de professores, equipe pedagógica e direção a cerca das dificuldades dos alunos levando em consideração a língua materna (guarani) e o contexto social.
No que diz respeito ao conselho de classe, os problemas levantados são: alunos faltosos, a professora de português salientou que os alunos apresentam dificuldades de interpretação, produção e, que em muitos casos não sabem o significado de palavras simples do nosso vocabulário. A professora de matemática fez referência as quatro operações como parte das dificuldades dos alunos, os outros professores comentaram sobre a dificuldade de executar atividades em grupo, apresentação de trabalhos, a falta de comprometimento com tarefas, entrega de trabalhos e frequência nos dias em que as avaliações são marcadas. Para solucionar esses problemas que são recorrentes a longa data, há um comprometimento de todos os educadores com vista a amenizá-los e solucioná-los.
Nesse sentido fizemos a importante citação
De fato, encontramos, no universo escolar, constantes "queixas" de alunos que não estão conseguindo corresponder ao que se espera deles, isto é, que aprendam, independentemente da realidade escolar, social, cultural ou econômica na qual estejam inseridos; ou melhor, de alunos que estão correspondendo exatamente ao que está traçado para eles: não aprender por causa de sua pobreza, de sua carência, de sua deficiência etc. Estamos, assim, diante de um cenário escolar que, na maioria das vezes, apregoa que a escola poderia funcionar muito bem não fosse a heterogeneidade de alunos e professores que temos, em que as justificativas para qualquer problema no processo de escolarização centram-se no indivíduo, isto é, no aluno, na família ou no professor. Assim, os problemas escolares permanecem individualizados, isto é, no aluno, com o estereótipo de que ele não tem capacidade para aprender, enquanto as dimensões sociais e políticas da sociedade capitalista continuam não merecendo consideração, principalmente por parte da instituição escolar (BRAY; LEONARDO, 2011).
Levando em consideração a realidade dos nossos alunos indígenas e seus contextos sociais, identificamos que o trabalho pedagógico no Ensino Médio nos desafia a desenvolver atividades referentes à auto-estima de nossos estudantes. Precisamos trabalhar muito sobre a importância deles em expor suas opiniões e fazer a diferença. Há a necessidade de motivá-los a falar mais, com atividades que envolvam a oralidade, produção de atividades coletivas. O nosso papel enquanto professor é de orientar os alunos para que no futuro possam fazer as escolhas certas. Na oralidade já obtivemos avanços significativos, porém, alguns alunos ainda não estão sentindo-se a vontade para demonstrar suas habilidades, pois, são bloqueados pelo não acompanhamento dos demais.
As tarefas coletivas estão em andamento e já surtiram efeito. Antes utilizar um dicionário em dupla era difícil e quase impossível, agora, já conseguem interagir e realizar as atividades socializando com os demais colegas.
Aqui na comunidade a escola é referência para as crianças, muitos de nossos alunos não tem uma estrutura familiar sólida e que reconheça a real importância dos estudos, sendo assim, o incentivo no que se refere à educação escolar é repassado na maioria das vezes somente pela escola. Sabemos que há pela frente muitos desafios, mas, motivados pelos bons resultados, novas conquistas virão. Professores e Equipe Pedagógica trabalham sincronizados avaliando metodologias, conteúdos e formas avaliativas para melhor preparar os nossos jovens, visando sempre unir o científico e a educação escolar indígena.Percebemos que muitos de nossos alunos não tem uma boa perspectiva de continuar aqui na aldeia depois de terminar o ensino médio pois muitos querem trabalhar e por ser um local de difícil acesso acabam achando ruim ou não tem como ir trabalhar se estão aqui dentro.E também temos a questão que aqui dentro da aldeia temos pouca opção de trabalho sendo assim muitos se sentem desmotivados na hora de estudar pois tem veem algo de satisfatório para o futuro.
1- Projeto: Exposições de objetos importantes, que contam a história da família (Fotografias, Objetos antigos, roupas, cartas, documentos oficiais, artigos de artesanato indígena guarani);
2 - Projeto Festividade Juninos: contextualizações das festas ao longo dos anos); as adaptações indígenas (Camba); Danças típicos; Letras de músicas; Personagens (cantores) indígenas, por exemplo filhos e mãe indígena: Tonico e Tinoco; comidas típicas;
* tema escolhido pela maioria: HORTA DO COLEGIO
3 - Projeto Horta: trabalho realizado com sexto ano (Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo). Consistiu em trabalhar a importância do milho para os indígenas guaranis.
A) - A história(planta silvestre); o início do cultivo; as variedades. Desde a época do Império Asteca, Incas e maias.
B) - O cereal nutritivo e seus usos;
C) - "Oração do Milho";
D) - A "Lenda do milho" guarani;
E) - Na prática degustamos um bolo a base de milho;
Considerações finais. Destaque para importância do milho (passado e presente), para os indígenas e não indígenas.
O dia 31 de agosto é marcado como o Dia Mundial de Luta contra o tabaco. Diante dos perigos ocasionados por drogas lícitas como o cigarro, observamos a necessidade de realizar um trabalho interdisciplinar conscientizando nossos alunos sobre as conseqüências do uso do cigarro. Este trabalho não objetivou atingir somente alunos, mas também os pais e a comunidade, pois os educandos por meio de informações recebidas na escola acabam estendendo o aprendizado até sua família, amigos, vizinhos.
Na Língua Portuguesa essa atividade ocorreu da seguinte maneira: iniciamos trabalhando com o gênero História em Quadrinhos, tendo em vista o conceito, elementos organizacionais e estruturais, finalidade, suporte e esfera de circulação. Trabalhado o gênero vimos exemplos de Histórias em Quadrinhos, posteriormente um texto falando sobre os malefícios do cigarro e por fim a produção e exposição dos trabalhos.
Como parte da disciplina da Biologia e Ciências foi ministrada uma palestra com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, explicitando sobre os efeitos do cigarro no organismo e principalmente nas adolescentes grávidas, como as doenças decorrentes do cigarro. Foram utilizadas imagens sobre o conteúdo e vídeos que mostrava a realidade de pessoas fumantes e com essas doenças.
PARA QUE ACONTEÇA MAIOR PARTICIPAÇÃO EM TRABALHOS INTERDISCIPLINARES, NÓS PROFESSORES, DIREÇÃO PODERÍAMOS FOCAR, ALÉM DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, ASSUNTOS RELACIONADOS COM A REALIDADE LOCAL, INDÍGENA. EM QUE CONTEMPLE O DIA-A-DIA DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE A CULTURA INDIGENA GUARANI. TENDO UM MAIOR ENVOLVIMENTO DE TODOS(AS) AGENTES EDUCACIONAIS, UMA MAIOR VALORIZAÇÃO, CAPACITAÇÃO E É CLARO ABERTOS A PARCERIAS QUE FAÇAM COM QUE POSSAMOS AVANÇAR AINDA MAIS NA EDUCAÇÃO.
Durante nossas discussões entendemos que o trabalho interdisciplinar desempenha a integração de áreas específicas, promovendo a interação entre o aluno, professor e cotidiano, relacionando as áreas de estudo, possibilitando as relações necessárias para a compreensão de um determinado conteúdo. É um trabalho conjunto, interagindo as disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade. Busca-se superar a fragmentação do ensino, colaborar na formação da cidadania (GATTÁS; FUREGATO, 2007). Medeiros e Amorin (2007): é uma nova ferramenta na educação para recuperar o sentido do ensinar e do aprender.
Para que ocorra a interdisciplinaridade não se trata de eliminar as disciplinas, trata-se de torná-las comunicativas entre si, concebê-las como processos históricos e culturais, e sim torná-la necessária a atualização quando se refere às práticas do processo de ensino aprendizagem.
A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados (BRASIL, 2002, p. 89).
O atleta ou aluno que possui o vicio pelo cigarro é prejudicado diretamente no seu desempenho, pois quando ele esta praticando alguma atividade fisica seu rendimento é insuficiente pelo fato de sua respiração ser mais ofegante. De fato o cigarro não traz nenhum beneficio a saúde, muito pelo contrario. A pratica de atividade física é um grande auxilio para uma boa saúde, e claro para quem quer se cuidar e ter uma vida saudável, porem associada ao consumo de cigarro traz grandes riscos de vida. Antes ou depois das praticas esportivas o fumo traz prejuízos, especialmente na capacidade de aproveitamento da respiração, condição que é necessária para um bom rendimento esportivo. O indivíduo terá uma respiração mais difícil , sem dizer que a pressão arterial ira aumentar, onde poderá ter grandes danos a saúde. A prática de atividade fisica é recomendado a todos porem associada a vícios como o do cigarro, nada vai adiantar.
O problema do cigarro, principalmente na menor idade é um grave problema em nossa sociedade. Ao escolher o tema, os professores de cada disciplina, adaptaram o conteúdo didático conforme tema escolhido. Foi realizado palestras, entrevistas e contato visual com o cigarro para conscientização. A conscientização foi formidável os alunos tiveram total atenção nas palestras principalmente nas imagens transmitidas que chocaram os alunos.
O trabalho deu continuidade em sala de aula com a confecção de cartazes, o material disponível nas mesas para livre acesso dos alunos. Com o objetivo de continuar este trabalho em casa e na própria comunidade os alunos elaboraram cartazes desenhando e pintando figuras com objetivo de chocar conscientizar e protestar, uma campanha contra o cigarro.
TEXTOS FEITOS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, SOBRE O CIGARRO.
O CIGARRO
O cigarro é uma coisa que faz muito mal para a saúde, na minha casa os meus pais sempre falam que o cigarro acaba com a inteligência das pessoas, acaba até com o futuro bom que a pessoa devia ter.A pessoa que fuma não consegue trabalho digno, tem pessoas que perdem a família por causa do cigarro, não só por causa do cigarro mas também por outros tipos de drogas.
Já vi muito na TV de pessoas que chegam a morar na rua, o fumante quando não tem dinheiro pra comprar as drogas vende até móveis, objetos de valor de sua família.A pessoa que fuma pode até chegar a matar, roubar por causa do dinheiro.
O cigarro leva a pessoa até a morte ou pode deixar a pessoa com câncer, e essa pessoa vai sofrer muito, ninguém pediu para que ficassem assim, eles fumam porque querem, não pensam na família, nas crianças que vão passar dificuldades pela frente.O cigarro é o maior causador de doenças no mundo.
RELATO DO DOCUMENTÁRIO: CIGARRO
Pelo que vi no documentário o cigarro não é um bom produto, pois causa muito mal a saúde, o cigarro tira a vida das pessoas que fumam muito,o cigarro causa muitas doenças como:câncer, problema pulmonar, problema no coração e outros tipos de órgãos.
O cigarro é o causador de mais de 45% das mortes, será que o cigarro vale mais que a nossa vida?Quantas pessoas estão dando a própria vida pelo cigarro, porque será que em vez de comprar o cigarro não compram algo para seus filhos, algo para eles comerem, algo de saudável como frutas , legumes.
Porque será que as pessoas não pensam em si mesmo, será que eles não percebem que tem uma longa vida pela frente cheia de oportunidades.
O CIGARRO
O cigarro é uma coisa que quase todo mundo usa.O cigarro faz mal a pessoa que fuma.A pessoa que fuma não sabe o que tem dentro do cigarro:veneno de rato, barata, coco de vaca e muito mais tipos de porcarias.O cigarro vicia rápido além disso trás doenças incuráveis como o câncer de pulmão e o câncer de boca.
Teve uma palestra sobre o cigarro, aprendi que durante a gravidez é proibido fumar porque faz mal ao bebê.Se uma mãe fumar durante a gravidez a criança nasce com problemas de saúde e nasce feio, o cigarro causa mal hálito e manchas nos dentes.
O cigarro é uma coisa bem pequena mas é muito perigosa porque vicia e produz doenças graves, mas tem pessoas que ficam viciadas sem saber que o cigarro faz tanto mal, há pessoas que não conseguem mais parar de fumar, há algumas pessoas que em vez de comprar frutas compram cigarro .Se você sabe quanto perigo o cigarro trás é melhor nem começar a fumar.
Histórico do TABACO na América: usados em cerimônias, pelos povos da Mesoamérica (indígenas) e posteriormente pelos pré-colombianos (Maias, Astecas, Incas, dentre outros). O tabaco foi objeto de amplo estudo no Colégio Indígena Teko Ñemoingo, no qual foram trabalhados os malefícios (consequências) causados pelo mesmo. Nosso papel deve ser de conscientizar os alunos(as) dos problemas causados pelo vício, mas sabemos que pode ocorrer o uso em rituais guaranis, por parte dos Xãmas. Quando não esclarecermos nossos alunos(as), de que o tabaco poderá ser o inicio do uso de outras drogas ilícitas, temos que continuar os trabalhos, na escola, para diminuirmos o uso deste produto, que causa tanto mal para humanidade. O professor deve estimular sempre as formas de linguagem, passar para os alunos as formas de linguagens. As diversas maneiras de interpretação, também com a mídia, com a informatização. O professor deve provocar o aluno, estimular para a busca, para a pesquisa. Através da arte o professor deve fazer com que o aluno entenda melhor o seu contexto. O sucesso da apreciação e entendimento das obras depende de cada um. Todo ponto de vista, é vista de um ponto, sendo necessário saber como são os olhos de cada um deles, e qual a sua visão de mundo. Como diz, Bueno (2008), a cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. E que para compreender cada um é necessário conhecer o lugar social de quem olha. E até vale dizer, como vive, com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimento, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Muitas vezes os alunos vão para a sala de aula, carregados de informações visuais e na maioria dos casos não estão conscientes disso. A vida cotidiana do homem moderno tende a deformar a sociedade, afastando cada vez mais a sensibilidade das crianças. E aprofundando um trabalho em sala de aula, sobre essa sensibilidade, é possível constatar que são inúmeras as maneiras de se observar o mundo ao nosso redor, trazendo benefícios visíveis, não só para professores e alunos, mas repercutindo na sociedade, pois esta a disposição o conhecimento do olhar, sendo assim, fazendo-os a entender as pequenas coisas no dia a dia, observando melhor o mundo e, por conseqüência, o conteúdo em sala de aula.
No caso da nossa escola, não ha acesso a internet e a computadores na escola. Existe sim uma sala de informática, mas os computadores não estão em condições de uso.
Referente a questão 1 e 2
É através da linguagem é que o homem se socializa, este homem foi privado de todo contexto social e histórico. Teve através de pouco tempo compreender tudo o que aconteceu historicamente. Ele foi privado de todos as formas de linguagem, foi aprendendo falar e se socializar a partir do contato real, resultado do problema de aprendizado tardio.
Segunda ação e reflexão
Por ser uma aldeia indígena, com a arte, temos a oportunidade de trabalhar os símbolos, os sons , as imagens, as representações, dança, a escrita e a fala, todos os acima citados utilizados no dia a dia na aldeia.
Através da arte, o ensino é compreendido através de manifestação humana, e tem como objetivo expandir as possibilidades de participação social, histórico e cultural. Trabalhando os sons de cada dia, no caso de ser uma aldeia indígena, estarão presentes muitos sons da natureza, fauna e flora.
Trabalhando as linguagens, os alunos terão maior compreensão do meio que convive, se reconhecer como ser ético, político, e histórico, favorecendo sua participação na sociedade e no mundo contemporâneo que exige criatividade, inovação, habilidades cognitivas.
Quarta ação e reflexão
raiz - os alunos, conhecimento de cada um realidade
tronco - metodologia utilizada, técnica, de que maneira vou levar o conteudo para os meus alunos.
folhas - linguagem visual, através de obra guarneça, técnica utilizada. Levar a obra para os alunos avaliarem com relação a realidade dos alunos.
Da atividade mais simples ao gesto mais complexo tudo o que realizamos no nosso dia-a-dia depende do uso da linguagem seja ela: visual, falada, escrita ou gestual .Desde uma ação corriqueira como atravessar uma rua (observando uma sinalização de trânsito ) até a utilização de algo para fazer um exercício de espanhol,as diferentes linguagens sempre estão presentes no nosso cotidiano em sala de aula pois temos vários métodos que devem ser buscados para que possamos realizar atividades diferenciadas em sala de aula para que nossos alunos tenham um bom rendimento escola.As linguagens englobam muitos símbolos como:sinais, gestos corporais, pinturas, imagens, leitura de imagens, danças relacionadas a cultura guarani , escrita, fala e muitos outros métodos que usamos para nos comunicar e relacionamos com nossa realidade conforme necessitamos. Ensino e aprendizagem são processos complementares, mediados pelo uso da linguagem. O processo de aprender é bastante complexo, envolve vários fatores: variáveis cognitivas, afetivas, sociais, econômicas e até políticas. Por outro lado, o ensinar envolve também inúmeras variáveis e pode ser considerado ou como algo estático, tradicional, ou, por outro lado, aberto a experiências dialógicas, nas quais questões da comunicação são consideradas como essenciais. O conceito de método aponta para um conjunto sistemático de práticas de ensino que tem como base uma teoria de ensino/aprendizagem. Apresento uma conceituação de método baseada em Richards & Rodgers (1986). Eles citam vários níveis: abordagem, método, desenho, procedimentos. A abordagem tem a ver com os pressupostos teóricos sobre a natureza da linguagem e da aprendizagem, que servem de ponto de partida para estabelecer práticas e princípios. Existem três visões sobre a natureza da linguagem: estrutural, funcional e interacional.Acreditamos que tudo o que é visual e palpável torna o entendimento de nossos alunos mais fácil, sendo assim o que é memorização é melhor lembrada na hora de fazer uma prova ou atividade que foi proposta pelo professor.
Linguagem é o sistema através do qual o homem transmite suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
O ato comunicativo é indispensável aos seres humanos e existem diversos meios para isso acontecer. Fazemos uso tanto da linguagem verbal, quanto da não verbal. A linguagem verbal caracteriza-se pela fala e escrita, a linguagem não verbal por outros recursos como símbolos, imagens,gestos, etc.
Segundo os linguistas, há no processo de comunicação seis elementos: o emissor (que envia a mensagem), o receptor (que recebe a mensagem), a mensagem ( informação que é veiculada), o código (sistema de signos utilizados para codificar a mensagem), o contexto ou referente (aquilo a que a mensagem se refere), o contato ou canal (veículo, meio físico utilizado para transmitir a mensagem).
De acordo com o prof. Luiz C. Travaglia, no seu livro Gramática e Interação, admite-se para a linguagem admite três concepções:
o Linguagem como expressão do pensamento. Se a linguagem é expressão do pensamento, quando as pessoas não se expressam bem é porque não sabem elaborar o pensamento. Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias. O texto, dessa forma, nada tem a ver com o leitor ou com quem se fala, e sim, somente com o enunciador. Nessa linha de pensamento encontra-se a gramática normativa ou tradicional.
o Linguagem como instrumento de comunicação. Neste conceito a língua é vista como um código, que deve ser dominado pelos falantes para que as comunicações sejam efetivadas. A comunicação, pois, depende do grau de domínio que o falante tem da língua como sistema. O falante utiliza-se dos conceitos estruturais que conhece para expressar o pensamento; o ouvinte decodifica os sinais codificados por ele e transforma-os em nova mensagem. Essa linha de pensamento pertence ao estruturalismo e também ao gerativismo.
o Linguagem como forma ou processo de interação.
Nesta concepção o falante realiza ações, age e interage com o outro (com quem ele fala). Dessa forma, a linguagem toma uma dimensão mais ampla e não uniforme, pois inserindo num contexto ideológico e sócio-cultural, ela não tem direção preestabelecida – vai depender unicamente da interação entre os dois sujeitos. Fazem parte dessa corrente a Teoria do Discurso, Linguística Textual, Semântica Argumentativa, Análise do Discurso, Análise da Conversação
Baseado nas linguagens acima, podemos sitar também a linguagem corporal, que é realizada através dos movimentos do corpo, para os professores da área de Educação física é a maneira de identificar as dificuldades e facilidades dos alunos durante a realização das atividades, e assim auxilia-los no processo de desenvolvimento corporal, desde os movimentos aos cuidados com o corpo e saúde.
O filme “O enigma de Kaspar Hauser” nos faz perceber que as pessoas precisam interagir socialmente para o desenvolvimento da linguagem, que todos somos seres únicos e possuímos características individuais que são adquiridas e repassadas por meio de socialização.
Em sala de aula como é possível trabalhar contemplando os diversos tipos de linguagem? Por meio de músicas, mímica, anedotas, vídeos, teatro, produção de cartazes e panfletos com linguagem verbal e não verbal.
Trabalhei com os alunos do 6 e 7 anos o corpo humano mostrando para eles cada parte do corpo, como se escreve em espanhol cada membro do corpo humano,mostrei para eles como pode ser feito a medida do corpo usando algumas partes do corpo: :Segue abaixo algumas coisas que podemos usar para medir o corpo:
o um palmo é o comprimento de quatro dedos
o um pé é o comprimento de quatro palmos
o um côvado é o comprimento de seis palmos
o um passo são quatro côvados
o o comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura
o a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem
o a distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem
o a distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem
o o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem
o a distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem
o a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem
o a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem
o o comprimento da mão é um décimo da altura de um homem
o a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto
o a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto
o o comprimento da orelha é um terço do da face
o o comprimento do pé é um sexto da altura
Os alunos ficaram surpresos com essa lista de medidas pois conseguiram fazer a medida do seu corpo usando as definições que foram passadas...
O “Homem Vitruviano” é uma obra de 1490 e que foi primeiramente baseada numa obra mais antiga sobre arquitetura do famoso Vitrúvio e que faz menção às proporções divinas perfeitas, portanto este homem seria o ideal humano; toda a obra tem proporções baseadas no número ‘phi’ (1,618) que os gregos difundiram.
Para a filosofia a figura mostra mais que as proporções perfeitas, pois está repleta de símbolos, a figura presente na obra está dentro de um círculo e de um quadrado que tem relação com a numerologia sagrada, o círculo como símbolo da divindade e o quadrado símbolo da manifestação na matéria a partir da divindade.
A figura humana está totalmente integrada à estas figuras geométricas, demonstrando a relação do homem com o universo, o macrocosmo aqui como o universo e o microcosmo como o homem totalmente integrados.
A figura na posição de braços abertos longitudinais ao corpo formam uma cruz latina, símbolo da verticalização do homem em busca do sagrado com um trabalho na matéria (horizontal).
Desta maneira o Homem Vitruviano é um pentagrama, que é um símbolo estelar de cinco pontas representando o homem e sua relação também com os quatro elementos (terra, água, ar e fogo) que por sua vez tem relação com os quatro corpos da Personalidade e a cabeça como o elemento racional da Tríade que traz o poder de discernimento adquirido pela obtenção de conhecimento.
Na Língua Portuguesa a atividade que pode ser realizada utilizando a figura do homem Vitruviano é a interpretação de imagem, a princípio fazer com que os alunos a descrevam oralmente e apresentem suas idéias a turma, posteriormente a interpretação escrita.
http://academiadefilosofia.org/publicacoes/olhar-filosofico/o-homem-vitr...
Na disciplina de História, analisamos com os alunos indígenas as características da obra "Homem Vitroviano"; o período do "Renascimento" foi abordado, além do ideais iluministas, que provocaram mudanças significativas na Europa e posteriormente no mundo.
Baseado no homem Vitruviano, nos estudos em educação física, podemos trabalhar o IMc, índice de massa corporal, que é realizado com peso e altura de cada individuo.
O (IMC) Índice de Massa Corporal, ainda é o método mais rápido para obter a informação se está abaixo do peso normal, acima do peso ideal, ou obeso. Foi realizado um debate com os alunos sobre a importância dos cuidados com a suade, pois quando o resultado for muito abaixo ou muito acima, podem ocorrer problemas gravíssimos de saúde
Fazendo o levantamento do peso e depois da altura com os alunos solicitei a a todos que multiplicassem sua altura, apos o resultado, ou seja fizessem altura ao quadrado. Feito isso foi solicitado que dividisse peso com o resultado da altura ao quadrado, assim obtiveram seus resultado.
Abaixo de 19,é considerado desnutrição, acima de 29 sobre-peso e obesidade
Foi analisado aluno por aluno, não obtivemos resultados negativos em ambas as partes.
Em arte: O homem vitruviano, um desenho de Leonardo Da Vinci, é considerado o simbolo maior ideal de harmonia do Renascimento, é na verdade um estudo das proporções do corpo humano elaborado pelo artista segundo as instruções do arquiteto Vitruvius. O homem bem representado, de acordo com o desenho, deve estar de pé com as pernas e braços abertos, posicionados com precisão nas figuras geométricas mais perfeitas, o circulo- tendo como centro o umbigo e o quebrado, tendo como centro os genitais. O espaço compreendido entre a raiz dos cabelos e a altura do queixo corresponde a um oitavo da altura do homem. Toda essa adequação se deu origem ao cânone clássico. As pessoas, de uma maneira geral, preocupam-se muito com os padrões de beleza considerados ideais.
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