Atividade do Caderno 5: o PPP da escola Realidade e Desafios

Grupo de Estudos do Colégio João Paulo II

Arnaldo de Brito, Ana Cristina Scorupa, Cirlene Ribeiro da Luz Damasceno, Claudilene Zirondi Sardanha, Eliane Bento de Carvalho, Evania Aguerra Golmini da Silva, Iolanda Champoski, Marcia Novacki, Marcia Paulli, Nelson Pereira, Sonia Regina Cordeiro Silva e Theodoro Lutemberg de Souza

 

Sim, nós conhecemos o PPP da Escola, ele foi elaborado em 2006 e construído dentro de um processo de uma intensa participação de todos os segmentos: Pesquisa de opinião junto aos discentes e seus familiares, para realizar o diagnóstico de sua condição social, econômica e cultural, pesquisa de opinião junto aos docentes, procurando identificar suas maiores dificuldades bem como suas expectativas em relação a escola e pesquisa de opinião junto aos agentes administrativos I e II.
Após o levantamento de dados junto a Comunidade escolar, estes foram organizados estatisticamente e acrescidos ao PPP de forma didática para uma melhor compreensão de todos.
Entre os principais conteúdos que podemos destacar do PPP são as concepções de Escola,Educação, Sociedade, Homem, Cultura, Tecnologia, Criança/ Adolescente e Juventude, do processo de ensino aprendizagem entre outros, e o Plano de Ação da Escola é em relação as dificuldades identificadas juntos aos diversos segmentos.
As principais finalidades do PPP estão voltadas ao objetivo maior da Escola que é desenvolver o processo de Ensino Aprendizagem dos alunos, assegurando-lhes o pleno domínio das linguagens, dos signos matemáticos e de todos conhecimento historicamente produzido pela humanidade, disposto nas diversas disciplinas Escolares.
Acreditamos piamente que chegou a hora de revisar e atualizar o PPP  da nossa Escola, principalmente a primeira parte que refere-se a conjuntura política  econômica  da nossa comunidade, pois a mesma evolui significativamente nestes últimos anos, garantindo-lhes uma melhor condição de vida. Outro aspecto que necessita ser repensado é o plano de Ação da Escola principalmente no que diz respeito a relação com a comunidade e o compromisso do Corpo Diretivo, Pedagógico e os Docentes em relação ao atendimento as demandas das Crianças/Adolescentes da sociedade Pós- Moderna.
Em relação as estratégias de desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos professores em sala de aula discutimos as dificuldades existentes bem como os avanços que os professores estão conseguindo alcançar com estas estratégias. As dificuldades referem-se sobre tudo em relação a estrutura física precária da sala de aula, do excesso de alunos em sala, alunos com idade/série defasados e a formação didática pedagógica limitada de alguns professores em lidar com esta juventude do século XXI, considerando toda sua diversidade cultural, social. No que diz respeito as conquistas, no sentido de construir jovens cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, vários professores relataram suas experiências, nas quais manifestaram  toda sua satisfação em  contribuir neste processo de construção do cidadão. De maneira geral podemos afirmar que apesar das dificuldades, a paixão do professor pelo que faz, um planejamento bem elaborado aliado a um plano de aula discutido e estabelecido, forma-se cidadãos senhores do seu destino capazes de construir uma sociedade mais justa e humana.