Atividade de reflexão e ação - Cad. 2

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE DE REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO 2

COLÉGIO ESTADUAL ALBERICO MARQUES DA SILVA – EFMP
SANTA ISABEL DO IVAÍ – NRE DE LOANDA

 

CARTA DOS ALUNOS AOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

 

Santa Isabel do Ivaí, 11 de agosto de 2014.

Aos professores do EM:

Olá professores, tudo bem com vocês? Que bom podermos dialogar com vocês.
Reunimo-nos em grupo a pedido das professoras para conversar como nossos colegas de classe sobre o Ensino Médio em nosso colégio e o que ele significa para nós.
Em consenso, essa última etapa da educação básica é o complemento de toda a nossa vida escolar. Chegamos a ele com o intuito de ingressar em uma universidade, ter uma profissão (trabalho) que nos dê uma vida confortável e ser um cidadão, uma cidadã com conhecimento para atuar ativamente sociedade a qual estamos inseridos.
Mas para que o Ensino Médio seja realmente uma etapa formadora do ser humano algumas coisas precisam melhorar na escola, como por exemplo:
Salas de aulas mais aconchegantes e arejadas, com carteiras adequadas, ventiladores e ar condicionado funcionando, lousa digital, cortinas adequadas;
Recursos tecnológicos como computadores, tablets e Internet acessível a todos os alunos para estudo, pesquisas e trabalhos;
Laboratório com equipamentos para experimentos científicos de Química, Biologia e Física;
Aulas práticas que despertem a curiosidade dos alunos pela aprendizagem;
Melhorar a prática didático-pedagógica dos professores que indaguem os alunos e os cative a atenção;
Aulas que professor e aluno dialoguem em uma linguagem acessível a todos;
Que as aulas do período noturno sejam pensadas para os alunos que precisam estudar à noite por ter que trabalhar;
Recursos tecnológicos aos professores em sala de aula como suporte para as aulas;
Colocar as regras existentes em prática, como por exemplo, alunos que vêm para a escola só para bagunçar, perturbar as aulas, devem ser advertidos, pois muitos vêm à escola com o real objetivo de estudar e acabam sendo prejudicados (isso é uma das coisas mais importantes que deve melhorar);
Professores que ensinem por meio de várias práticas metodológicas para que o aluno consiga aprender;
Professores com interesse de ensinar, competentes e com paciência para explicar os conteúdos e as atividades;
Professores mais severos com os alunos que atrapalham as aulas;
O Governo precisa investir mais na Educação: infraestrutura, recursos humanos, recursos financeiros e recursos tecnológicos, bem como a manutenção e reparos;
Melhorar a merenda escolar;
Carga horária das aulas diferente para os alunos do noturno;
Livro didático consumível ou material didático disponível aos alunos;
Material escolar como sulfite, tonner para os trabalhos, pois muitos alunos não têm computador em casa;
Gestores capacitados e comprometidos com a educação;

São muitos os itens que precisam ser melhorados, visto que desejamos uma Educação de qualidade, que nos prepare para atuar na sociedade, no nosso trabalho, em nossa vida pessoal e que ao final desta etapa (EM) possamos ir bem à prova do ENEM, ou passar no vestibular e realizar o sonho de cursar uma universidade para ter uma profissão socialmente reconhecida.
Bom, isso é um pouco do que necessitamos com urgência; sabemos que muito já se melhorou na educação, mas é preciso repensar sempre o nosso contexto escolar Esse momento foi bom, porque pudemos falar o que pensamos.
Esperamos que nossas ideias e palavras venham a surtir mudanças e realizações; assim, estamos contribuindo para melhorar o Ensino Médio do nosso Colégio.
Desde já agradecemos, obrigado pela atenção. Um abraço,

Alunos do Ensino Médio

 

 

CARTA DOS PROFESSORES AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Santa Isabel do Ivaí, 16 de agosto de 2014.

Queridos(as) alunos(as):

Olá, tudo bem! Estamos todos bem? Ficamos contentes em poder dialogar com vocês por meio desse gênero textual: carta.
Ao lermos as cartas que nos escreveram ficamos muito felizes em saber que vocês possuem propósitos bem marcantes como cursar uma universidade, ter um trabalho e constituir uma família. São interesses que nos levam a refletir que nossos jovens prezam e desejam uma vida futura baseada na educação como a norteadora da formação humana.
Sabemos que a nossa escola precisa ser (re)organizada e pensada para esse jovens que anseiam por mudanças significativas. Nós professores também almejamos uma Escola ideal e real.
Para facilitar o nosso diálogo decidimos explanar nossas ideias por itens. Desse modo, podemos dialogar com vocês sobre as problemáticas que juntos enfrentamos no contexto escolar do Ensino Médio.

Sala de aula adequada: também desejamos um ambiente de trabalho adequado e arejado, assim como vocês, pois nossa região é quente e são necessários ventiladores e ar condicionado; porém, quando está funcionando os alunos quebram ou quando quebram por tempo de uso não se faz a manutenção e reparos adequados por não ter recursos financeiros suficiente do Governo do Estado. Quanto às carteiras  muitos alunos a destroem com riscos, escritas e desenhos pornográficos. As cortinas nem sempre estão limpas, porque tem aluno que limpa a mão nelas e ninguém denuncia. Falta conscientização e ação.
Quanto aos recursos tecnológicos concordamos com vocês, pois as máquinas já estão ultrapassadas, o sinal de internet é lento e cai. Nós professores utilizamos o nosso computador e internet para estudo, pesquisa e preparar as aulas como também muita impressão.
O laboratório de Química, Biologia e Física possui um espaço pequeno para as aulas, faltam materiais para experiências, mas a nossa maior dificuldade é o comportamento de vocês, pois se agitam demais e não respeitam os comandos dos professores, o que torna perigosa a manipulação das experiências. Com isso, evitamos levá-los por precauções.
Estamos sempre tentando fazer aulas com práticas metodológicas diferenciadas, mas muitas vezes nos deparamos com a falta de vontade dos alunos pelos conteúdos, pois sabemos que muitos talvez não sejam atrativos, porém são necessários para compor o conhecimento humano. Os conteúdos são pensados e planejados. Temos também um Plano de Trabalho Docente para cumprir.
Vocês colocam que os professores precisam ser competentes, ter paciência em ensinar. Acredito que todos os professores têm a competência na área que atua; entretanto, muitas vezes, sentimo-nos desmotivados em ensinar, pois a bagunça e o desinteresse de alguns alunos é tão forte que causa essa falta de estímulo e a perda da paciência. Somos seres humanos iguais a vocês, com defeitos e qualidades, apenas estamos à frente do processo de ensino.
   Vocês pedem para que os professores sejam mais severos nas regras, normas estabelecidas pela escola (Equipe Diretiva), mas vocês mesmos descumprem as regras existentes, como vir sem uniforme, matar aula, pedir ao Diretor para ir embora antes do horário (período noturno), aulas de 30 minutos, não participar das aulas e ficar conversando com os colegas, realizando trabalho em aulas de outro professor, não realizar as atividades propostas nas aulas só para citar alguns. Isso não é fator que causa o desânimo do professor? O que fazer com aqueles que geram toda a indisciplina no contexto de sala de aula? O diálogo é uma forma de se resolver o problema, mas para alguns alunos não basta, isso já sabemos. Como então resolver essa polêmica?
Com relação aos recursos tecnológicos mais uma vez concordamos com vocês: não temos computadores e sinal de internet para todos da escola. Isso é uma problemática das escolas públicas brasileira. O Estado do Paraná não investiu no Ensino Médio.  O que temos de recursos tecnológicos na escola, recebemo-los via MEC. Para vocês terem uma noção o aparelho de multimídia que era levado em sala de aula não funciona desde o início do ano (2014) e não se pode consertá-lo com dinheiro vindo do Fundo Rotativo, a escola precisa fazer promoções para mandar consertá-lo em Curitiba. É assim que as coisas funcionam, aliás, não funcionam. 
Quanto ao livro Didático consumível não temos, pois eles são dados pelo PNLD-MEC, o Estado não investe em livro didático para o aluno do Ensino Médio. Cabe ao professor analisar os livros que entram para a escolha e aqui há uma política de editoras e MEC. Nós professores fazemos o possível para escolher o melhor livro que atenda as reais necessidades do Colégio. Este ano (agosto) escolheremos o livro do EM para 2015. Mas temos uma problemática também: muitos alunos não trazem os livros que recebem quando iniciam a série/ano. O que fazer?
Nós professores estamos reivindicando junto a Direção sulfite e tonner para as provas e atividades, mas sabemos que não dá para disponibilizar muito material escolar a todos os alunos, bem que gostaríamos, mas nos faltam recursos financeiros para a aquisição de bens consumíveis e de capital. Fazemos o possível para economizar papel, por isso muitas vezes temos que passar a matéria e as  atividades no quadro. Também sofremos com a falta de recursos. Precisamos amenizar as problemáticas do nosso cotidiano escolar. Vamos pensar juntos para encontrar uma solução?
Quanto aos alunos que não têm computador e acesso a internet em casa temos que encontrar uma solução. A nosso ver a escola deve estar aberta para receber esse aluno em contraturno; entretanto não temos recurso humano para assessorá-lo. A escola faz sempre o que pode para atender as necessidades dos educandos.
Quanto a Gestação Escolar ela deve ser democrática e aberta ao diálogo para que todos possam contribuir para a melhora do Ensino Médio, consequentemente nossos jovens terão sucesso na vida pessoal, profissional e pessoal.
Foi muito bom dialogar com vocês, pois sabemos que a escola existe porque vocês fazem parte dela. Tudo que fazemos é pensado coletivamente para  propiciar aos educandos um ensino de qualidade para que possam ser aprovados no vestibular ou no ENEM, mas principalmente na vida em sociedade: a formação humana integral.
Agradecemos a todos e a todas que participaram nesse diálogo e que isso seja uma prática constante neste contexto escolar (EM); assim, juntos, faremos a diferença e o resultado será um futuro promissor que todos almejamos.

Abraços,

Professores do Ensino Médio