Atividade de conclusão do SISMédio
Curso SIS MÉDIO
Marechal Cândido Rondon
Núcleo: Toledo
Colégio Estadual Eron Domingues
Orientadora de Estudos: Neiva Maria Fritzen
Cursistas: Cleber Ensgter, Daniela Juliani K. Follmann, Dorotéa Barbosa, Ivanete Barbosa, Judite Veranisa Schimitt, Krummenauer, Maristela Lúcia Dupond, Vera Lúcia Greco Syperreck.
Atividade 7
Durante o curso de Formação de Professores do Ensino Médio intitulado "Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio", foram estudados seis cadernos com temas específicos para leitura e reflexão. Os temas foram: Ensino Médio e Formação Humana Integral; O Jovem como Sujeito do Ensino Médio; O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral; Áreas de Conhecimento e Integração Curricular; Organização e Gestão Democrática da Escola; Avaliação do Ensino Médio.
A partir dos encontros presenciais, das leituras coletivas e individuais, dos momentos de reflexão e ação, foram desenvolvidas atividades no ambiente virtual moodle - GER (Grupo de Estudo em Rede)- onde os cursistas tiveram a oportunidade de discutir com seus colegas de curso as questões apresentadas nos fóruns, bem como postar em diário suas conclusões sobre o tema estudado, as reflexões feitas no grande grupo e as contribuições para produção coletiva - Wiki.
O estudo realizado até o momento nos proporcionou momentos de pensar e repensar nossas ações pedagógicas diante do jovem e das possibilidades de trabalho visando a formação integral.
Sabe-se de longa data, que o conhecimento se obtém a partir da observação e conseqüente aprimoramento dos estudos realizados ao longo do tempo.
Em consonância com este pensamento, podemos idealizar, com base nas leituras dos cadernos disponibilizados, um modelo de Escola, que por vezes parece-nos até utópico. No entanto, pensando na Escola como gostaríamos que esta se concretiza-se, embrenhamo-nos no estudo e entendimento dos cadernos propostos. Nosso entendimento, então, ocorreu no sentido de como concretizar esta [ Escola ].
Para a Escola atender a diversidade de culturas e níveis sociais num mesmo espaço, ela precisa de uma boa infra-estrutura física e também profissionais qualificados. Mesmo assim, os problemas são imensos e parece-nos quase que insolúveis.
No decorrer das atividades, procuramos aplicar, na maioria das vezes, sem o conhecimento dos alunos, diversas ações estudadas nos cadernos, em pequena escala, e em pequenos grupos, para observarmos os resultados, com o objetivo de propor uma contribuição mais efetiva neste trabalho de concretização do ensino médio.
Então, o Ensino Médio e formação humana integral, tem como ações observadas que estão em consonância ao estudo do balanço histórico sobre a educação secundária, sendo os principais problemas discutidos com embasamento teórico as DCNEM que oferecem ao docente informações importantes para o desenvolvimento pleno de suas atividades em sala. As questões relevantes desse primeiro momento de estudo estão embasadas ao não foco primordial a conteúdos somente para preparação do aluno no contexto educacional para vestibular e ENEM . As possíveis ações estão em formar os sujeitos capazes de participar politicamente das esferas públicas e privadas em função da transformação para uma vida mais justa contra a hegemonia da globalização.
A continuidade dos estudos estiveram voltadas com foco ao Jovem como Sujeito do Ensino Médio, onde os problemas discutidos foram principalmente a classe econômica media, com acesso cultural, atividades esportivas, baixo rendimento salarial no âmbito familiar o que leva os jovens a trabalhar cedo, famílias desestruturadas; revelando assim questões relevantes focados na indisciplina, falta de respeito, agressões verbais e físicas, As possíveis ações realizadas foram em proporcionar ao aluno momentos em que o mesmo consiga expressar essas angústias em debates em sala de aula, apresentação de seminários para estimular o trabalho de resgate ao ser como um indivíduo integrado a uma sociedade, mesmo essas sendo muitas vezes conturbada.
Compreender o trabalho como a mediação entre o homem e a natureza é elemento central na produção da existência humana. É pelo ato de trabalhar que o homem se realiza como um ser social, um ser que se caracteriza pela atividade, liberdade, consciência e sociabilidade.
O homem na busca da produção da própria existência acaba gerando conhecimentos. Neste sentido, o trabalho torna-se um principio educativo nas mais diversas formas e significados dentro da sociedade.
Entendido como um líder e coordenador das atividades da escola, é um importante mediador no projeto pedagógico e das demais ações e atividades. Os sistemas de ensino, de maneira geral, atribuem ao diretor um conjunto de responsabilidades administrativas e pedagógicas.
Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculada a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.
Ao pensarmos no homem como um ser histórico também refletirá em um currículo que atenderá, em épocas diferentes a interesses, em certo espaço e tempo histórico. Existe uma diferença conceitual entre currículo, que é o conjunto de ações pedagógicas e a matriz curricular, que é a lista de disciplinas e conteúdos do currículo.
A releitura do documento sobre as Áreas do conhecimento e integração curricular, trouxe uma reflexão sobre a ação em preparar o educando para o trabalho e para a cidadania, como base na formação humana e integral.Os problemas discutidos estiveram embasados em como ocorrer a inclusão das juventudes do Ensino Médio; superação da fragmentação dos conteúdos do conhecimento. As questões relevantes ao este estudo estão em relacionar teoria e prática, a participação dos jovens na dinâmica da sociedade promovendo assim a inclusão da juventude. As possíveis ações seriam em realizar reflexões sobre os sentidos e as relações entre o conhecimento escolar e os sujeitos do Ensino Médio, onde o foco é o Ensino Médio Integrado tendo como as dimensões trabalho, ciências, tecnologias e cultura; trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A interdisciplinaridade deve estar presente e ser entendida como a reconstituição da totalidade , articulando experiências e conhecimentos científicos construindo novos conhecimentos , provendo a promoção da diversidade, com formação crítica e integração curricular.
A organização e a gestão democrática da escola, trouxe ações que buscam a construção social e participação de todo o colegiado bem como a comunidade escolar, entidades representativas da comunidade local. Os problemas discutidos sobre o tema foi o funcionamento da escola, o clima de animosidade, o Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e o PPP em ação. As questões relevantes deste estudos ficaram focados em ações que busquem o diálogo, respeito às diferenças , a promoção da autonomia. As possíveis ações à serem trabalhadas estiveram mediada entre alunos e cultura elaborada e a manutenção do ambiente dialógico e cooperativo.
Para finalizar nossos estudos trabalhamos com o tema Avaliação do Ensino Médio onde os desafios estavam focados no campo da avaliação educacional, que ocorre constantemente uma transformação dos estudos para melhorias a qualidade, onde visa-se sempre o um aprendizado voltado a inserção dos alunos no meio de trabalho, não desvinculado-se da avaliação do projeto da escola. Estudamos a concepção de avaliação, que sempre teve discussões sobre o processo educacional, vinculando um aprendizado do sujeito, onde passa por determinados caminhos que devem ser observados e registrados e fim de no final de um ciclo ou mesmo um processo.
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