Atividade Coletiva Caderno VI - Desafios no campo da avaliação educacional, concepções de avaliação e sua construção através da trajetória dos docentes - Col. Carimã - Foz do Iguaçu

Talvez uma das maiores dificuldades encontradas pelos docentes está no tema “avaliação”, como, quando e o que avaliar? O objetivo final da avaliação é identificar as dificuldades e as potencialidades individuais e coletivas, não para punir ou premiar o aluno, mas, justamente para avaliarmos o nosso trabalho em sala de aula, assim podendo retomar conteúdos onde identificamos uma maior dificuldade encontrada neles.
Quando uma criança nasce, ela imediatamente é inserida em um universo complexo, regido por leis. Desde seu nascimento todo ser humano é bombardeado com inúmeras informações – sensoriais e cognitivas – que o meio ambiente e a sociedade lhe oferecem. Tamanha é a preocupação da pedagogia como de outras ciências – filosofia, psicologia, psicopedagogia, etc. – a respeito da educação de uma criança que se criaram diferentes modelos para conseguir alcançar o maior objetivo da inserção social: a educação. 
Dificuldades que muitas vezes não são detectadas a tempo pelos docentes e que, mais adiante provocarão problemas mais sérios no processo de aprendizagem do educando, levando-o ao fracasso e ao abandono escolar.
Permitir que os alunos sejam mais participativos dentro da sala de aula e que o docente priorize atividades que sejam quali-quantitativas, deixando de lado a pedagogia tradicionalista que somente se preocupa da disciplina férrea, o aluno atrelado a uma rotina de copiar e não participar, a falta de diálogo e a demagogia do professor.
Certamente que a dificuldade enfrentada por crianças e jovens nos últimos tempos relacionados à aprendizagem é perceptível e assustadora, tanto para a família quanto para a escola e o Estado. É grande o número de estudantes que necessitam de um trabalho diferenciado para superar esta falha, visto que em sala regular, por diversos fatores, nem sempre é possível trabalhar com o aluno de maneira exclusiva, diferenciada, aumentando ou colaborando para o favorecimento do fracasso escolar e da posterior desistência do educando à escola.
As dificuldades de aprendizagem simbolizam os obstáculos encontrados pelos alunos durante o período de escolarização, referente à assimilação dos conteúdos aplicados em exercícios em sala de aula e as quais poderão levá-lo a apresentar quadros deficitários como baixo desempenho escolar, repetência e abandono escolar; um conjunto negativo resumido em dois vocábulos: fracasso escolar (REBELO, 1993, p. 26).