Atividade Coletiva Caderno V - Discussões sistemáticas e decisões tomadas coletivamente em benefício da comunidade escolar a partir de situações vividas no chão da escola - Col. Carimã - Foz do Iguaçu

A gestão democrática é processo de construção social a participação da direção, pedagogos, pais, professores, alunos, funcionários e a comunidade geral. Para construir uma escola participativa que busca a construção coletiva. A democracia representativa na decisão diretas ou indiretas para vida profissional ou pessoal ou coletiva, têm o direito constitucional de colocá-la em discussão, visando modificá-la, quando necessário.A democratização na escola para a tomada decisão coletiva, visando dialogar e deliberar. É importante que se faça reuniões periódicas com os membros da comunidade, procurando construir coletivamente uma escola de qualidade. A LDB 9.394/96, garante a democracia no ensino público, antes a participação de pais e alunos resumia-se ao comparecimento as reuniões de pais e mestres, após a nova lei, a escola passou a ser democrática e partitiva.Em nossa escola temos reuniões frequentes, onde são consultados os alunos, pais, professores, ou seja a comunidade escolar, representada em seus grupos. Podemos citar alguns exemplos onde são utilizadas a participação desses grupos:• Projeto Político Pedagógico;• Plano de ação e calendário escolar;• Projetos interdisciplinares;• Datas comemorativas;• Orçamento escolar;• Forma de avaliação;• Participação em eventos;• Projeto de promoção a saúde.O conselho escolar também é chamado para reuniões quando surge alguma questão para ser resolvida, envolvendo o dia a dia da escola.Percebemos que por estarmos em uma comunidade, onde os alunos residem próximos a escola, podemos contar com a participação efetiva da comunidade escolar.