Atividade Coletiva Caderno IV - Formas de trabalhar o tema "Educação Alimentar e Nutricional" de forma articulada entre os componentes curriculares - Col. Carimã - Foz do Iguaçu

Biologia

   É correto trabalhar a educação alimentar de forma interdisciplinar, pois cada disciplina tem muito a acrescentar sobre a compreensão de um mesmo tema, mas de forma diferenciada. Não é função apenas da escola educar para práticas alimentares saudáveis, mas tem sido um papel importante realizado por muitos educadores para melhorar a qualidade de vida, pois é na escola que o aluno passa grande parte do seu dia e adquire orientação que promove a formação de hábitos alimentares adequados.
   Na escola a criação de uma horta é uma eficiente ferramenta para a educação de crianças e adolescentes para mudarem seus hábitos alimentares. Os jovens são imediatistas e não pensam nas consequências futuras de uma má alimentação. Não adianta falar que aos 60 anos terá um infarto devido ao excesso de gordura que esta consumindo hoje. Se faz necessário enfatizar no presente as consequências a curto prazo de hábitos alimentares inadequados.

Educação Física

   Quando nos referimos ao tema “Educação Alimentar e Nutricional”, geralmente tratamos de apresentar conceitos relacionados às práticas alimentares associadas ao emagrecimento ou a formas de subsidiar um aumento gradativo de massa muscular corpórea, porém, também nos atemos a questões fundamentais como a Qualidade de Vida. Atualmente temos um dos maiores percentuais de obesos da história do Brasil, mais de 50%, sendo que a falta de atividade física e a má alimentação são dos fatores primordiais para esta realidade. O alimento como forma de “saciar” a fome ou como forma de “saciar” os olhos são temas frequentes de discussão do tema, além de levantar a questão busca-se influenciar, de alguma forma, os hábitos alimentares de nossos alunos, levando-os a adotarem uma postura mais saudável e harmônica no que tange a sua alimentação.

Geografia

   Ao abordarmos o tema “Educação Alimentar e Nutricional” em Geografia, podemos trabalhar de forma a vir a conscientizar os alunos sobre o desperdício de alimentos no mundo. Enquanto uns tem comida em abundância, outros não tem 1 (uma) refeição digna nem ao menos uma vez ao dia.  A Organização Mundial da Saúde recomenda no mínimo 5 (cinco) refeições diária para uma vida saudável.
   É Importante integrar este tema nas disciplinas, procurando favorecer os hábitos alimentares regionais e culturais saudáveis. Devemos utilizar o alimento como ferramenta pedagógica em nossos planejamentos curriculares. Para isso se faz necessário que se faça um levantamento dos hábitos alimentares e das atividades físicas de nossos alunos e em cima dos resultados obtidos e planejar o nosso conteúdo.
   Buscar trabalhar os costumes regionais, buscando os diferentes alimentos, seus valores nutricionais e também os alimentos produzidos pela agricultura convencional e pela agricultura orgânica.

Língua Portuguesa

   Dentro da disciplina de Língua Portuguesa podemos trabalhar com vários tipos de textos mostrando a importância da alimentação saudável. Juntamente com os demais professores proporcionar uma palestra com um nutricionista.