No início de todo ano letivo os professores ficam com as mesmas dúvidas, o que ensinar? Como ensinar? Que metodologia deve-se adotar para tornar as aulas mais atrativas? Uma das dificuldades encontradas é o número de aulas, na maioria das disciplinas do ensino médio o professor tem duas aulas semanais e cada vez mais necessitamos ‘enxugar’ o conteúdo. Sendo assim, é importante que se tenha uma definição clara sobre quais habilidades e competências que devem ser aprendidas em cada disciplina e de forma interdisciplinar.
Do nosso ponto de vista os conteúdos devem estar relacionados com o cotidiano, para que os consigam assimilar da melhor forma possível.
Partindo da realidade dos alunos conseguimos fazer uma ponte entre os conteúdos programáticos e a vivencia deles. E através deste trabalho coletivo que conseguimos uma maior interação e socialização com e entre os alunos.
Muitos de nossos alunos estão mais interessados no mercado de trabalho que no vestibular, pela necessidade de contribuir financeiramente em casa, optam por terminar o ensino médio (quando terminam) e trabalhar, que continuar estudando. Não é importante apenas debatermos sobre o que vamos ensinar, antes precisamos conscientizar nossos alunos da importância em continuar na escola e as perspectivas de melhora para sua vida e o país com uma educação de qualidade.
É importante que o professor reflita sobre o trabalho na escola e contextualize o ensino de diferentes formas e busque metodologias que estimulem a investigação, a curiosidade e o aprendizado científico, estimulando uma postura mais criativa e participativa dos alunos.