Atividade Coletiva Caderno I etapa II - Reflexão acerca dos principais problemas da escola - Col. Carimã - Foz do Iguaçu

PROBLEMA 1
(O que precisa ser mudado)
A escola precisa criar mais vínculos com os meios sociais onde ela está inserida.

IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
Evasão

AÇÕES
(Para resolver o problema)
Contar com a participação dos pais e da comunidade escolar para realizar uma verdadeira troca de vivências e experiências, contribuindo para evitar depredações do patrimônio e viabilizar melhorias pedagógicas e estruturais.

 

PROBLEMA 2
(O que precisa ser mudado)
Formação dos professores.

IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
A jornada de trabalho extenuante não viabiliza a formação de forma continuada desse profissional.

AÇÕES
(Para resolver o problema)
Uma proposta para tentar solucionar esse problema, seria a implantação da hora-atividade de 50% da jornada de trabalho, sendo concentrada por período, permitindo assim, que o profissional tenha tempo hábil para se qualificar.

 

PROBLEMA 3
(O que precisa ser mudado)
Baixas expectativas para o futuro

IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
Prioridade do trabalho em relação à educação.

AÇÕES
(Para resolver o problema)
Palestras com profissionais de diversas áreas para que os alunos se identifiquem com determinada profissão, testes vocacionais.

PROBLEMA 4
(O que precisa ser mudado)
Falta de tecnologia

IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
Nossa escola está mal equipada para enfrentar as necessidades tecnológicas e educacionais

AÇÕES
(Para resolver o problema)
O uso de estratégias pedagógicas variadas facilita o processo de ensino aprendizagem, pois se consegue atingir um número maior de alunos. Criação de laboratório de informática, uso de tabletes etc.

 

PROBLEMA 5

(O que precisa ser mudado)
Muitos alunos com defasagem de aprendizado.

IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
Reprovação e evasão.

AÇÕES
(Para resolver o problema)
Outros profissionais para auxiliar o professor como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais etc.
Cursos e palestras com as famílias e mais contato entre a comunidade escolar com a escola.