Como proposto na reflexão e ação a partir do filme “Ponto de Mutação” elaboramos o projeto: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
JUSTIFICATICA: A sociedade contemporranea em decorrencia dos avanços científicos e tecnológicos tem exigido dos sujeitos maior capacidade de leitura e interpretaçào da realidade. Pensando nesta proposta o seguinte projeto visa esclarecer ao educandos a importância de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de ensino.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver situações de ensino que favoreçam o entendimento da importância de se nutri adequadamente, identificando o valor nutricional, bem como seu custo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Trabalhar com a rede de ideias que confere significado à alimentação como uma atividade que tem por função garantir o fornecimento de energia e de materiais para a construção do corpo.
Estimular a observação e a investigação dos "aspectos culturais e educacionais dos hábitos alimentares, as principais substâncias alimentares, suas funções e a importância da higiene na alimentação". (PCN: Ciências Naturais. Brasília, MEC/SEF, 1997, p. 97.)
Estimular o desenvolvimento de atitudes e de procedimentos saudáveis em relação aos hábitos alimentares, conhecendo os recursos disponíveis para a elaboração de um cardápio equilibrado.
METODOLOGIA: A abordagem dos temas a serem estudados dar-se-á de forma interdisciplinar com a participação dos professores de biologia, matemática, história , geografia, ed. física , espanhol e os demais juntamente com a equipe pedagógica.
Para conhecimento da realidade local ( turma) serão realizados registros por meio de questionários sobre os hábitos alimentares dos educando bem como da família, outra fonte de informação será a leitura e análise de textos, notícias, reportagens impressos e áudio –visuais sobre o grande perigoso em questão, “ obesidade x adolescência’’.
Após discussão sobre o tema os alunos irão produzir textos, poemas, painéis, cartilha de orientação com dicas valores nutricionais ou panfletos e a construção da pirâmide alimentar com gravuras trazidas por eles.
A disciplina abordará o índice de massa corpórea (IMC ) realizando a pesagem e o cálculo ( IMC) para informar e alertar sobre a obesidade x adolescência. Já em Historia a comparação de como era e como esta, juntamente com Matemática para registrar isso em gráficos. A língua estrangeira poderá levantar esta questão nos países que tem o idioma estudado como parâmetro. Em Geografia trabalhar a extração dos alimentos.
CRONOGRAMA: 2 semanas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PCN: Ciências Naturais. Brasília, MEC/SEF, 1997, p. 97.)
FRANGERON, Françoise Rastoin. Alimentação: porque não podemos comer só batata frita. São Paulo. Editora Ática. 2004.