ATIVIDADE 4

ORIENTADORA DE ESTUDOS: MARISTELA ALBONIO

COLEGIO ESTADUAL DO CAMPO CASTELO BRANCO

MUNICIPIO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU - PR.

NUCLEO REGIONAL DE FOZ DO IGUAÇU

PROFESSORES PARTICIPANTES: ADEMAR; ANELISE; ANA CANDIDA; DANIELA; JAIR; JANICE; MARGARETE; MARIA ARGENTINA; NEIVA; LUCIMAR; LILIANE; NILCEIA; JANE; ERVAL; FERNANDA; ELISEU.

Reflexão e ação 1:
“Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares.

Biologia:
- Valor nutricional;
- Transgênicos;
- Processo fisiológico da digestão;
- Pirâmide alimentar;

Geografia:
- Tipos de solo e agropecuária;
- Formas de produção;

História:
- História do homem e da agricultura;
- Povos indígenas e a produção de alimentos;
- Estudo da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Decreto nº 7.272;

Matemática:
- Cálculo da energia diária necessária ideal, cada aluno formar seus pratos diários e calcular a energia ingerida e então comparar com a adequada.

Educação física:
- Alimentação e atividades físicas (alimentação adequada para cada atividade);
- Cálculo do IMC;

Português:
- Comidas típicas de cada região, Brasil e mundo, gênero textual receitas;

Química:
- Estrutura dos carboidratos, lipídeos, vitaminas, ácidos nucléicos e água;

Física:
- Compreensão e calculo das calorias presentes nos alimentos e sua transformação em energia;

Inglês:
- Apreciação de fast-foods;
- Análise do por quê em países de primeiro mundo existe tanta obesidade;

Filosofia:
- Conceito de beleza, antigamente e hoje, relacionado à saúde;

Sociologia:
- Costumes alimentares dos povos;

Artes:
- Estudo de obras e cores que retratem o tema alimentação.

Reflexão e ação 2:
Sobre o trecho retirado do livro Cartas a Théo, de Vincent Van Gogh, são compiladas cartas que o pintor holandês enviou a seu irmão de 1875 até sua morte, em 1890. Leia e responda:

1. Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia
presentes nesse trecho da obra.
Cultura: Conhecimento sobre como usar o carvão.
Trabalho: Pintor.
Ciência: Está faltando a inspiração para ele conseguir que suas obras reflitam sua beleza interna.
Tecnologia: Lápis Faber x Pena x Lápis de carpinteiro x Carvão.

2. De que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão
em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo?
Os alunos são imaturos para este nível de interpretação, portanto não achamos adequado com seu contexto social e real.

Reflexão e ação 3:

Tema: Alimentação

1. Questionamentos:

1. Como o alimento é produzido?
2. Quem produz? O que produz? Para quem produz?
3. Como era a relação de produção e como é hoje?
4. Quais são os impactos ambientais causados pelas formas de produção?
5. Qual é a importância social e econômica do alimento?
6. Quais são as diferenças culturais alimentares dos povos?

2. Existe uma diferença entre os termos alimentação e nutrição. Portanto, a alimentação é definida como um ato voluntário e consciente pelo qual o indivíduo obtém seus produtos para o consumo; nutrição é a ciência que estuda as diversas etapas que o alimento sofre ao ser introduzido no organismo onde ocorrem os processos de digestão, absorção, metabolismo e eliminação de nutrientes. Enquanto a alimentação pode se dar de forma voluntária e consciente, a nutrição de forma involuntária e inconsciente. Desta forma a alimentação pode ser educada, mas a nutrição não, visto que as pessoas podem estar “bem” alimentadas, porém mal nutridas.
É através da nutrição que o indivíduo garante o material necessário às suas atividades físicas, biológicas e mentais, para que com saúde possa normalmente nascer, viver e reproduzir-se. A alimentação normal que favorece a perpetuação dos caracteres biológicos do indivíduo e da espécie através das gerações.
Engana-se quem pensa que alimentação é uma questão de sobrevivência e manutenção da saúde, não se restringe só a isso representa também um fator importante de prazer e convivência social de modo que certos hábitos e padrões alimentares passaram a representar “status” sócio-econômico que só podem ser mantidos por camadas das populações que possuem um elevado nível de renda.

3 e 4. Área de humanas: economia, produção, sustentabilidade, histórico da produção e do processo de transformação dos alimentos; aspectos físicos.
Área de exatas: Estrutura composicional dos alimentos, pirâmide alimentar, doenças relacionadas a alimentação, saúde e qualidade de vida, biotecnologia.

5. Cada disciplina atua sobre este tema mas focando em seus conteúdos específicos, trazendo a teoria para o contexto social e prático através de experiências, passeios...

Reflexão e ação 4:
Analise criticamente a notícia “Ligações clandestinas causam risco de incêndios” e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma comp reensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?

Física: eletricidade, circuitos elétricos, produção de energia
Biologia:

A proposta da pesquisa histórico-crítica vem de encontro com os interesses dos jovens educandos do Ensino Médio, uma vez que a pesquisa desperta a curiosidade, instiga descobertas e proporciona desenvolver experiências significativas. Seria pensar o significado do ensino e aprendizagem não como o despertar para o saber e conhecer, mas sim como o desconstruir e reconstruir conceitos de mundo. O resgate histórico faz com que os alunos repensam o contexto em que vivem, buscando analisar as possíveis consequências de um futuro próximo.
Uma pesquisa usando como exemplo o próprio nome da instituição, poderá desencadear nos alunos diferentes argumentos em diversos conteúdos, por exemplo, português poderia trabalhar gênero textual Biografia, História poderia trabalhar o contexto histórico da época em que viveu, Geografia atenderia o estudo da localização onde viveu o pesquisado, em Matemática poderia trabalhar gráfico estatístico sobre trajetória de vida e em Arte poderia trabalhar caricatura ou os movimentos artísticos da época.
Pensando num conteúdo de forma global traríamos uma reflexão sobre uma visão dialética do conhecimento, sendo que a partir de um fato social, ampliaria os horizontes do conhecimento de diferentes disciplinas e diversos conteúdos.