ATIVIDADE 3 CADERNO 1

LOCAL/DATA: CEEP CASCAVEL.

MUNICÍPIO: CASCAVEL

NRE: CASCAVEL/PR

ORIENTADOR DE ESTUDOS:

PARTICIPANTES DO GRUPO: ELEDIR IGNACIO DOS SANTOS

TEMA DO TEXTO: TEMA I CADERNO 1  GRUPO 3 ATIVIDADE 3

Caderno 1 Discutimos o Ensino Médio, onde dialogamos as questões do Sujeito e da Formação Humana Integral durante a história da educação. Podemos utilizar do endereço eletrônico para entendermos melhor.

http://www2.virtual.ufc.br/portal2/images/editais/apresentacao_pacto.pdf

http://observatorioensinomedio.wordpress.com/2014/02/18/i-seminario-naci...

Vimos também um vídeo no Globo Vídeo muito interessante. A formação integral proposta na DCNEM atual:

“O ensino médio é um direito social de cada pessoa e dever do estado na sua oferta publica e gratuita a todos... em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante”

Discutimos sobre o ensino médio, fizemos diálogos em grupos sobre as questões do Sujeito e da sua formação Humana Integral na história.

Assim, concluímos que: A formação integral proposta na DCNEM atual é:

“O ensino médio é um direito social de cada pessoa e dever do estado na sua oferta publica e gratuita a todos... em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante”

O ensino médio profissionalizante ou não é destinado a adolescentes, jovens ou adultos, urbano ou rural, diurno ou noturno, indígena, quilombola ou ribeirinho.

 

1)    Trabalho como princípio educativo - Essa reflexão sobre o trabalho como princípio educativo deve constituir-se em um movimento na busca da unidade entre teoria e prática, visando à superação da divisão capital/trabalho – uma utopia necessária. Assim, é fundamental atentar para o fato de que o trabalho como princípio educativo não se restringe ao “aprender trabalhando” ou ao “trabalhar aprendendo”. Está relacionado, principalmente, com a intencionalidade de que por meio da ação educativa os indivíduos/coletivos compreendam, enquanto vivenciam e constrói a própria formação, o fato de que é socialmente justo que todos trabalhem, porque é um direito subjetivo de todos os cidadãos, mas também é uma obrigação coletiva, porque, a partir da produção de todos, se produz e se transforma a existência humana e, nesse sentido, não é justo que muitos trabalhem para que poucos enriqueçam cada vez mais, enquanto outros se tornam cada vez mais pobres e se marginalizam – no sentido de viver à margem da sociedade.

 

2)    Pesquisa como fundamento pedagógico temos a omnilateralidade , pois visa, além da formação integral, desenvolver outras potencialidades no processo educacional, considerando a formação cientifica, tecnológica, humana, política e estética, visando a emancipação das pessoas, com competência técnica e compromisso ético, revelando um profissional com visões de transformação social, política e culturais, buscando uma sociedade igualitária.

 

3)    Integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e cultura como base do currículo.

O que se busca é a superação da divisão social do trabalho e a ação de executar ações pensantes e planejadas.

Buscam-se conhecimentos científicos tecnológicos inserindo o homem na sociedade para que este possa atuar como um trabalhador que pertence a um país e a uma sociedade, buscando transformações e melhorias coletivas para uma sociedade.  A escola deve induzir o saber, para tanto a escola deve introduzir nos currículos conhecimentos para que ele compreenda o trabalho como principio educativo, incluindo o econômico, social, histórico, político e cultural. O desafio da implementação desses elementos integram as DCNEM é que os professores materializem ou reflitam como desenvolver estudos e praticam pedagógicas, levando em consideração os aspectos potencializadores, vencendo as dificuldades regionais e sociais.