Atividade 2 – Caderno 4

I
Em sua época, Van Gogh destacou as especificidades, assim como as peculiaridades da sua profissão demonstrando, em seu excerto, de que maneira ele poderia alcançar determinados resultados de acordo com a tecnologia de que dispunha. Desse modo, Van Gogh reflete sobre a importância dos métodos de sua atividade e, assim, quais objetivos poderiam ser atingidos a partir dos materiais de que dispunha.
O texto em si auxilia no entendimento da importância basilar que exerce a atividade (trabalho) em relação ao seu meio (ciência e cultura), bem como o poder de transformação que ela pode exercer na sociedade onde se insere. Para tanto, os meios utilizados (tecnologia), bem como saber lançar mão desses meios, são fundamentais para que ocorra essa transformação.

II
Acredito que esse texto sirva de reflexão para a escola, uma vez que aponta para a integração que há no quadro ciência – cultura – trabalho – tecnologia. Nesse sentido, a escola tem a atribuição de fazer com que esses princípios basilares se integrem e façam parte de forma efetiva na vida dos alunos. Muitas vezes a escola insiste em perceber essas quatro realidades de maneira separada, ou seja, fragmentária, divergente e apartada da vida social. Em verdade, deveria ocorrer o contrário, visto que esses quatro pontos fundamentais são convergentes e, por isso, não podem se separar, considerando-se ainda que são termos integrados em qualquer sociedade.